Habilidades BNCC

  • EM13LP45
    Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.
Roteiro do Vídeo

Hoje, veremos vídeos sobre plataformas de internet presentes na vida de muitas pessoas. Também vamos ver como elas podem ser utilizadas de uma maneira simples para produzir e compartilhar opiniões, gostos e comentários sobre diversos temas.

Seja a partir de vlogs, em vídeo online, ou podcasts, por áudio, essas ferramentas podem ser utilizadas por qualquer um com acesso a alguma forma de gravar esse conteúdo, e assistidas através da conexão pela internet.

Vamos começar conhecendo mais sobre os podcasts. Você já ouviu ou gravou um podcast?

Depois você vai conhecer alguns criadores de conteúdos online: os booktubers.

Eles são pessoas que gravam vídeos falando sobre livros e literatura na internet.

Já assistiu um vídeo sobre algum livro ou produção que gosta?

Pense sobre isso enquanto assistir a entrevista, refletindo sobre quais características são marcantes na forma de discutir obras de arte e literatura dentro desses novos multimeios.

O último vídeo é sobre o autor Machado de Assis. Ele será um norte para a atividade proposta ao final da aula.

Reflita sobre como você, se pudesse gravar um vídeo ou podcast em uma plataforma virtual, compartilharia mais informações sobre esse escritor para pessoas que não o conhecem.

Não deixe de anotar, mesmo que em tópicos, as principais informações sobre todo o conteúdo!

Vídeo 1: Repórter Brasil: 06/12/2019 | Ep. Você já ouviu falar em podcast?

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 2’11”

https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2019/12/voce-ja-ouviu-falar-em-podcast

 

Vídeo 2: Trilha de Letras: 07/12/2017 | Ep. Booktubers

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 27’

https://tvbrasil.ebc.com.br/trilha-de-letras/2017/12/booktubers

 

Vídeo 3: Fique Ligado | Ep. Universidade de SP reúne obras de Machado de Assis em exposição

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 4’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

O primeiro vídeo mostrou o que são os podcasts, como eles são utilizados, sua relação com o rádio, e algumas plataformas onde podem ser escutados.

Depois, conhecemos alguns criadores de conteúdo online, que produzem vídeos por meio dos quais comentam sobre literatura.

Eles falam sobre o mercado de livros em torno desses canais virtuais, as comunidades que ali surgem – baseadas em gostos em comum dos espectadores -, e introduzem a ideia de influenciadores digitais da leitura.

Você notou diferenças entre a produção de opiniões, resenhas e comentários nos novos multimeios e as formas anteriores de compartilhamento, antes da existência dessas ferramentas digitais?

O que concluiu sobre a acessibilidade desse tipo de ferramenta?

Elas tornam a introdução à leitura mais simples?

Qual deve ser o principal público desses podcasts e dos booktubers?

Por fim, considerando o que foi dito nos vídeos, qual plataforma atraiu mais a sua atenção?

Junto com pessoas de sua casa, pense em um projeto para apresentar alguma obra artística ou literária, ou seu respectivo autor, utilizando algum dos multimeios apresentados.

Vocês podem fazer um roteiro, separar funções e gravar, considerando os recursos disponíveis.

Como saber se a atividade está correta?

Se ficou claro para você que o propósito desta aula foi mostrar como pode se dar a aproximação do jovem com a leitura de textos literários, já está no caminho certo.

De fato, a ideia era que você refletisse sobre as novas formas de fazer resenhas e comentários sobre obras artísticas. Conhecendo os multimeios utilizados, como eles funcionam, quem os utiliza, e de que maneira esses criadores de conteúdo se expressam.

Se antes as resenhas eram exclusividade de jornais e revistas impressos, feitas por jornalistas especializados, agora, é possível que muitas pessoas possam compartilhar suas leituras e opiniões sobre livros e autores.

Mas, se engana se achou que isso é feito de qualquer jeito.

Tanto usando ferramentas de áudio quanto de vídeo, os jovens autores que produzem esses conteúdos sabem o que fazem e o fazem com responsabilidade.

Eles leem, estudam, preparam roteiros e gravam áudios e vídeos para transmitir informações em uma linguagem acessível e próxima do seu público:

Jovens que querem e precisam saber mais sobre livros, autores, histórias e encontram nessas ferramentas um jeito agradável e rápido de iniciar seu contato com a obra.

Se quiser saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.

Bom estudo!