Habilidades BNCC

  • EM13MAT201
    Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.
  • EM13MAT202
    Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Planejar e executar ações em sua casa ou comunidade que visem promover a conscientização para um consumo consciente de alimentos e recursos naturais, gerando economias que podem resultar em ganhos financeiros.

Hoje, a humanidade consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação do planeta Terra.

Estima-se que em menos de 50 anos já teremos problemas com o abastecimento de água, energia e alimentos, impactando a vida de todos nós.

Um modo de contribuir com a melhora desse cenário é fazendo escolhas de consumo que sejam conscientes.

Por isso, devemos refletir sempre sobre o que comprar, quando comprar, de quem comprar e como utilizar cada recurso a nossa volta.

Sem nos esquecermos do destino que será dado para estes recursos quando não nos servirem mais.

Os vídeos a seguir abordarão o consumo consciente do ponto de vista econômico, passando por orientações gerais sobre como gerar economias em contas de energia elétrica, água e produtos como revistas e jornais.

Falarão também sobre quais são os direitos de um consumidor ao comprar um produto.

Preste atenção nos vídeos e busque relacioná-los, comparando as informações fornecidas em cada um deles.

Ao final, será dada uma atividade relacionada aos temas apresentados nos vídeos.

Boa aula!

Vídeo 1: Consumo consciente – Programa Dinheiro no Bolso
Parceiro realizador:  Canal Futura
Duração: 26’06’’ min
http://www.futuraplay.org/video/consumo-consciente/262174/

 

Vídeo 2:  A mãe
Parceiro realizador:  M3 Unicamp
Duração: 10’58’’
https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1130

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Nos vídeos, vimos diversas formas de realizar um consumo mais consciente em diversas áreas da nossa vida, como no consumo de água, por exemplo.

Pequenas ações referentes a esses temas podem ser realizadas em nosso dia-a-dia, como apagar as luzes ao sair de um local, cozinhar somente aquilo que iremos comer, comprar apenas o que iremos usar e o que causa menos impacto na natureza ao ser produzido e descartado, utilizar transporte público para nossa locomoção, dentre outras.

A atividade de hoje consiste em mapear o quanto algumas dessas ações podem impactar financeiramente a sua vida e a vida de sua família.

Focaremos especialmente no consumo de água, energia elétrica e alimentos.

Em seu caderno, registre o quanto sua família tem pagado nas contas de água, energia elétrica e o quanto têm gastado em média com as compras de alimentos básicos.

Crie ações específicas para cada uma dessas categorias e coloque em prática com todos de sua casa por um período de tempo.

Iniciativas como: tomar banho mais rápido, desligar as luzes e fechar a torneira ao lavar as mãos ou escovar os dentes, contribuirão muito.

Em uma próxima oportunidade, verifique novamente o valor de todas essas as contas e analise qual foi a porcentagem de economia gerada pelas ações de todos.

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

Qualquer ação planejada com antecedência e comunicada a todos de sua casa poderá contribuir com o uso consciente de recursos naturais ou financeiros.

É fundamental falar com todos para firmar pactos de consumo que serão seguidos durante um período, de forma que gerem impacto nos valores pagos nas contas de água, energia ou gastos com alimentos.

Portanto, qualquer iniciativa que gere economia será válida.

Se você conseguir gerar esse impacto em todos a seu redor, suas ações tiveram sucesso!

Para saber mais sobre isso, é só apontar a câmera do seu celular para o QR code que aparece na tela.

Bons estudos!