Para saber mais

 

https://exame.abril.com.br/carreira/entenda-de-vez-o-que-um-mentor-pode-fazer-pela-sua-carreira/

Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer boas escolhas no futuro.

Você sabe: o Brasil é um país gigantesco, com um povo cheio de energia e pronto pra botar a mão na massa. Por isso mesmo, é visto como um dos países mais empreendedores do mundo, passando de 40 milhões de brasileiros dispostos ou já levando adiante seu próprio negócio. E entre esses brasileiros empreendedores, os jovens como você são os que mais se destacam. Imagine só que tipo de negócio meninos e meninas como você e seus amigos se interessam na hora de criar. Pois bem, já te adianto: tudo o que tem a ver com criatividade e simplicidade interessa aos jovens. Esse é o motivo da gente ter separado para você um vídeo que mostra a história de três jovens empreendedores de diferentes regiões do país: o Cleiton, o Jorge e a Paula. Você vai viajar junto com a gente para João Pessoa, para o
sul do país e para Alagoas e vai perceber como esses três jovens deram a volta por cima nas dificuldades e levaram suas ideias de negócio adiante, com vontade e criatividade. Perceba que tipo de atitude é comum aos três personagens. Depois a gente volta a falar sobre isso.

Ah, e se você não é exatamente do tipo empreendedor e prefere pensar num emprego formal para o seu futuro profissional, também pensamos nisso e separamos pra você uma conversa bem informativa
sobre o universo do ensino técnico no Brasil. Pra você ter uma ideia, em cursos do SENAI, por exemplo, mais de 80% dos jovens formados encontra emprego com facilidade. Um percentual bastante promissor, não acha?

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Se você reparou bem na história do Cleiton, aquele empreendedor do sul do país, deve ter notado o quanto o papel de sua mentora foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa que ele liderou? Essa atividade de hoje tem a ver justamente com isso. Com a busca por mentoria. O mentor, ou a mentora, tem o papel de gerar conversas, de estimular, de provocar e de ajudar na busca de caminhos. Enfim, tudo o que possa acelerar seu desenvolvimento. Um bom mentor conhece as características desse empreendedor inicial, ajudando a perceber seus potenciais ainda não visíveis, os conhecimentos técnicos já acumulados e os que precisam ser descobertos e aprimorados. 

Agora registre num papel em que áreas da sua formação educacional precisariam de uma forcinha. Será que é mais na questão do texto escrito? Da criatividade? Ou o seu problema tem a ver com cálculos, planejamento e planilhas, por exemplo? Assim que tiver terminado esse diagnóstico inicial, tente pensar em pessoas do seu convívio que te inspiram. Talvez um professor próximo, um familiar que seja cheio de ideias, ou um amigo que sempre dá aquele toque sobre seu comportamento e suas habilidades. Marque uma conversa com essa pessoa e apresente suas angústias e questões, pedindo de forma objetiva, por aconselhamento. 

Pode ter certeza que esse papo vai te ajudar muito, nem que seja a aumentar a sua motivação para colocar suas ideias em prática

Ficha técnica:

Título: #projetoempreender (Jorge, Cleiton e Paula)

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 25’

http://www.futuraplay.org/video/jorge-lucas-cleiton-boufleuher-paula-kedouk/59617/

 

Título: Conexão (oportunidade de trabalho para ensino técnico)

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 9′

http://www.futuraplay.org/video/oportunidade-de-trabalho-para-ensino-tecnico/513413/