Habilidades BNCC

  • EM13MAT313
    Utilizar, quando necessário, a notação científica para expressar uma medida, compreendendo as noções de algarismos significativos e algarismos duvidosos, e reconhecendo que toda medida é inevitavelmente acompanhada de erro.
Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Aplicar o conceito de razão e proporção para encontrar grandes alturas.

Uma ideia bastante presente na matemática é a ideia de proporção.

Usamos esse conceito em vários aspectos de nossas vidas, como no momento de cozinharmos uma receita, por exemplo.

A proporção dos ingredientes no momento de cozinhar algo é fundamental para que a comida fique gostosa.

Por exemplo, se a quantidade de sal ou de açúcar colocada em algum alimento for muito grande, a refeição ficará muito salgada ou muito doce.

Na aula de hoje, estudaremos esse conceito por meio de três vídeos.

O primeiro envolve a construção de um projeto de quadras de esportes em um terreno, sendo necessária a aplicação do conceito de proporção em escalas para representar o projeto final em maquetes.

O segundo vídeo explica como o conceito de razão pode ser utilizado no cálculo de segmentos proporcionais.

No terceiro e último vídeo, o conceito de razão novamente é abordado por meio de situações-problema. Ele explica uma forma de se calcular alturas desconhecidas por meio do uso do comprimento de sombras e de alturas.

Preste atenção. Depois dos vídeos você vai realizar uma atividade!

Vídeo 1: Quadra poliesportiva
Parceiro realizador:  M3 Unicamp
Duração: 10’40’’
https://www.youtube.com/watch?v=EVEnXOLlY_g

 

Vídeo 2: Segmentos proporcionais – Matemática – 9º ano – Ensino Fundamental
Parceiro realizador:  Canal Futura
Duração: 12’25’’
https://www.youtube.com/watch?v=8P8a6J6_J4Q&list=PLNM2T4DNzmq6GSTPn_1Y6dSLKw2RmccgL&index=181

 

Vídeo 3: 46 – Números proporcionais – Matemática – Ens. Fund. – Telecurso
Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho
Duração: 15’29’’
https://www.youtube.com/watch?v=-_O-qxKuapc

Nos vídeos, os conceitos de razão e proporção foram explicados de várias formas diferentes.

No terceiro vídeo, foi explicada a relação entre o comprimento da sombra de um prédio e sua altura, da seguinte forma:

O comprimento da sombra de um objeto dividido pelo comprimento deste objeto é igual ao comprimento da sombra do prédio dividido pelo comprimento do prédio.

Usando a matemática para representar isso, temos:

Na proporção acima, o valor desconhecido é somente o comprimento do prédio, valor que não conseguimos calcular pela dimensão da desta medida.

Ou seja, usando qualquer objeto comum, como uma vassoura, e aplicando na igualdade acima, é possível se calcular a altura de um prédio.

A atividade de hoje consiste em aplicar essa ideia para se calcular a altura de alguma coisa bem grande, como sua casa, um poste ou até mesmo um prédio.

Para isso, você precisará encontrar alguma maneira de medir o objeto que tomará como referência, sua sombra e a sombra do que você desejará medir.

Após ter esses valores em mãos, aplique na igualdade acima para obter a altura do que você desejar.

Após isso, é só realizar os cálculos e a altura será obtida.

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

Os vídeos explicaram os conceitos de razão e proporção de várias formas diferentes. Especificamente no terceiro vídeo, foi dado um exemplo semelhante ao que deveria  ser realizado nesta atividade.

É necessário ter as medidas do comprimento da sombra e da altura de um objeto tomado como referência e do comprimento da sombra daquilo que se deseja medir.

Depois, basta substituir na igualdade abaixo:

E realizar os cálculos para se determinar a altura do que se deseja.

Para saber mais sobre esse conteúdo, aponte a câmera do seu celular para o QR code que aparece na tela.

Até a próxima!