Habilidades BNCC

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    Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Roteiro do Vídeo

A obesidade é um problema de saúde em nosso país. Mais da metade da população tem excesso de peso, e, nos últimos anos, o aumento da prevalência foi entre crianças e jovens.

No programa de hoje veremos um vídeo sobre alimentação saudável e equilibrada e aprendemos mais sobre um alimento especialmente nutritivo: a batata doce.

Durante a entrevista com o chef de cozinha Ramon Simões e com a nutricionista Annie Bello, preste atenção nos exemplos de alimentos que eles utilizam e quais as justificativas apresentadas.

Vídeo 1: Saúde à Vontade: Saúde Alimentar

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 28′

http://www.futuraplay.org/video/saude-alimentar/57490/

 

Vídeo 2: Um Pé de Quê?: Batata-doce

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 9′

http://www.futuraplay.org/video/batata-doce/369834/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

O vídeo começa com uma dinâmica em que algumas pessoas são convidadas a escolher um entre diversos tipos de alimentos. Quais eram esses alimentos e o que você lembra dos comentários das pessoas?

Em dado momento os apresentadores explicam a razão do aumento da obesidade. Qual é essa razão?

Agora é a sua vez de analisar a sua própria alimentação! Quais tipos de alimentos você utilizaria para elaborar uma dieta nutritiva e equilibrada. Monte o seu cardápio a partir das recomendações da nutricionista Annie Bello justificando a inclusão de cada alimento. Vamos lá!?

Como saber se a atividade está correta?

Na dinâmica apresentada no vídeo, havia dois grupos de alimentos, os naturais e os industrializados. O aumento da obesidade é atribuído ao consumo elevado de alimentos processados, que, de maneira geral, contêm alto teor de gordura e açúcar. As pessoas que participaram da dinâmica tinham noções gerais do que é uma alimentação saudável e quais alimentos deveriam ser evitados.

Um cardápio saudável é aberto, pode conter os mais variados alimentos em porções adequadas. Os entrevistados no programa sugeriram o uso de ingredientes frescos e locais, com ênfase nas frutas, verduras e legumes, como banana, couve, feijão, batata, abóbora.

Uma alimentação saudável deve ter um balanço adequado da quantidade dos nutrientes. Os chamados macronutrientes são os carboidratos (fornecem energia para nosso corpo), as proteínas (manutenção dos músculos) e as gorduras e lipídios (energia e manutenção da saúde). Os micronutrientes são as vitaminas (favorecem o funcionamento dos aparelhos do corpo humano e produção de enzimas) e os minerais (formação de estruturas do corpo, ossos).