Habilidades BNCC

  • EI03EF03
    Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
  • EI03EO02
    Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • EI03EO05
    Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • EI03ET04
    Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
  • EI03ET06
    Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
  • EI03ET07
    Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Roteiro do Vídeo

Olá criançada!

Como vocês estão?

Estão lembrando de se manter saudáveis para se proteger do coronavírus?

No nosso programa de hoje, vamos falar sobre o tempo e o nosso crescimento.

Você já se perguntou o que muda em você conforme o tempo passa?

Já se perguntou se você muda quando cresce?

O que você acha que muda com o tempo?

E o que não muda?

O que você gostaria que mudasse e o que você não gostaria?

Vamos começar pensando sobre isso com a Luna?

Vídeo 1: O Show da Luna Cresce Que Cresce

Parceiro: Show da Luna

Duração: 11′ 40″

E então pessoal?

O que vocês pensaram sobre as perguntas que a Luna fez?

Aproveitando que estamos pensando sobre as mudanças que acontecem conforme o tempo passa, vamos assistir um vídeo que fala sobre como podemos medir o tempo!

Na sua escola, vocês usavam o calendário para marcar a passagem dos dias e dos meses?

E nesse período que vocês estão em casa, vocês continuam marcando o tempo no calendário?

O que mais precisamos saber para aprender a marcar o tempo?

Quais outras medidas de marcação de tempo existem, além do calendário?

Vamos ver o que podemos aprender com o Bruno e a Luísa sobre quais medidas nós temos para marcar o tempo?

Vídeo 2:  O tempo não para

Parceiro: MultiRio

Duração: 11’18”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1276-o-tempo-n%C3%A3o-para

E então, o que acharam? Deu para aprender muita coisa, não é?

E o seu aniversário, quando é? Ele é no primeiro ou no segundo semestre do ano

Vocês sabiam que o ano pode ser dividido em semestres, trimestres, bimestres ou meses?

Que tal vocês aproveitarem esse tempo para construir um calendário e anotar no mês certinho o dia do aniversário de todos que moram com você?

Peçam ajuda de alguém que mora com vocês para construir o calendário!

Vocês vão precisar de 12 folhas de papel, uma folha para cada mês.

É só fazer igual a essa imagem que eu vou mostrar para vocês:

(entra em off sobre a imagem.): Em cima, vocês escrevem o nome do mês e depois colocam em cada quadradinho o número do dia.

Vejam que cada coluna é um dia da semana.

E vejam também que cada mês tem uma quantidade de dias diferente!

VOLTA APRESENTADOR EM ON

Para ajudar, vamos lembrar quais são os meses do ano? Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

E quais são os dias da semana? Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta- feira, Sábado e Domingo.

E agora, vamos lembrar quantos dias temos em cada mês!

Temos meses com 30 dias, meses com 31 dias e somente o mês de fevereiro que tem 28 dias!

Vamos ver como é:

Janeiro tem 31 dias

Fevereiro tem 28 dias

Março tem 31 dias

Abril tem 30 dias

Maio tem 31 dias

Junho tem 30 dias

Julho tem 31 dias

Agosto tem 31 dias

Setembro tem 30 dias

Outubro tem 31 dias

Novembro tem 30 dias

Dezembro tem 31 dias

Quando eu era criança me ensinaram um jeito fácil de lembrar disso!

Peguem as duas mãos de vocês e fechem elas, assim.

Apresentador fecha as mãos mostrando os ossinhos em cima dos dedos.

Comecem a falar os meses pelo primeiro ossinho.

Esse primeiro ossinho é janeiro, com 31 dias.

Depois, vem o espaço sem o ossinho, que é fevereiro com 28 dias.

Depois, no outro ossinho, vem março, com 31 dias.

E assim seguimos falando o nome do mês na sequência certa.

Sempre que o mês cair no ossinho, são 31 dias.

E quando cair no espaço sem ossinho, são 30 dias!

Que tal ensinar isso para o pessoal que mora com você?

E já que estamos falando sobre como marcar o tempo, vamos aprender a fazer uma Ampulheta!

Vídeo 3: Ampulheta

Duração: 3’17”

Parceiro: Mundo da Leitura

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Agora que vocês já sabem como construir uma ampulheta, vou dar uma dica de brincadeira que vocês podem fazer com todos em casa.

Vocês já brincaram de mímica?

É só formar dois times.

Vocês definem um tema, como, por exemplo, pessoas da família.

O primeiro time tem que escolher uma pessoa da família, chamar o representante do outro time, que irá fazer a mímica, e contar o nome da pessoa.

Depois, vocês colocam a ampulheta para contar o tempo.

Se o time não conseguir descobrir o nome no tempo da ampulheta, ponto para o time que pensou no nome.

Se o time conseguir, agora é a vez do primeiro time fazer a mímica.

Gostaram? Dá para usar vários temas.

Se estiver difícil, é só deixar a ampulheta virar mais de uma vez!

Galerinha, chegamos no final do nosso encontro!

Mas, se quiserem continuar aprendendo, é só pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Um beijo grande e lembrem-se: lavem bem as mãos e fiquem em casa!