Olá galerinha. Tudo bem com vocês? Já cansados de ficar em casa né? Mas essa tarefa é fundamental para que possamos juntos lutar contra o coronavírus. Além é claro dos cuidados que vocês já conhecem bem: lavar as mãos, evitar colocar a mão no rosto e quando for tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca.
Hoje vamos fazer uma viagem no tempo….vamos para uma época onde tudo era bem diferente, e para as pessoas se locomoverem de um lugar para outro usavam as estrelas, isso mesmo, era como se o céu fosse o mapa do mundo.
E não usavam o céu apenas para se guiar e se locomover, ele também orientava a hora de dormir, de acordar, de plantar e colher. Ou seja, o céu não era só um mapa, mas também um relógio e um calendário.
Vamos fazer essa viagem ao tempo junto com a Amanda, o Tiago, a Valentina e o Victor, com uma ajuda muito especial do Mestre do Tempo? Apertem o s cintos e vamos lá…
Vídeo 1: Tempo, tempo, tempo rei…
Parceiro realizador: MultiRio
Duração: 15’26
Que viagem bem bacana esse né? Uma viagem através dos museus e as muitas histórias que eles podem nos contar.
No museu da Astronomia eles descobriram e conheceram as inúmeras invenções que o homem fez para que pudessem desvendar os mistérios do mundo: da observação a olho nu, passando pelas antigas lunetas, até chegar aos poderosos telescópios de hoje, não foram poucas as descobertas não é mesmo?
Também entenderam como o céu era utilizado como relógio E calendário. E vocês também entenderam isso? Vamos recapitular? Antigamente as pessoas, observando o céu perceberam que todos os dias havia noite e dia e começaram a medir o tempo a partir dessa observação. Mas você sabe por que isso acontece? Como a terra gira em torno de si mesma, que é um movimento chamado de rotação, é ele que indica quando é dia ou quando é noite, como um relógio. E mais, como ela também gira em torno do sol, e essa volta dura aproximadamente um ano, esse movimento, chamado translação, indica as estações do ano.
Vamos ver se essa vídeo aula nos ajuda a compreender mais sobre isso?
Vídeo 2: Nascente e poente parte I
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 5’37
Agora sim, não é mesmo? Estamos craque em rotação e translação!
Quanta coisa em um passeio pelo museu da Astronomia não é mesmo? E o que eles descobriram no museu Cartográfico? Isso mesmo eles aprenderam sobre como podemos ler um mapa.
Mas o que é um mapa? É um desenho, uma representação de um determinado lugar. É ele que nos ajudar a chegar onde queremos! Também descobrimos que os mapas atuais possuem muitas informações, mas é preciso saber ler um mapa para entender todas elas!! E como fazemos isso?
Essa turminha esperta nos ensinou como fazer: cada mapa mostra uma coisa: o relevo, as estradas, as atividades econômicas e muitas outras coisa, mas é preciso usar as legendas e as escalas. Mas o que são escalas e legendas? Você sabe?
Vamos ver se eu entendi:
Como é impossível representar, nos mapas, o tamanho real das distâncias e espaços é preciso diminuí-los. Mas essa redução não pode ser feita ao acaso. Ela tem de ser proporcional às medidas reais, e é isso que chamamos de escala.
Já as legendas são as explicação para os significados dos símbolos ou mesmo as cores Geralmente aparece no canto inferior do mapa. Saber ler a legenda é compreender o que os mapas têm a nos dizer.
Vamos fazer um teste? Vamos ver a imagem do mapa do Brasil. Prestem bastante atenção a tudo que ele mostra para tentar descobrir o que ele nos conta. Preparado? Vamos lá
E então? Descobriram?
Isso mesmo, o mapa mostra quais são as regiões brasileiras e quais estados pertencem a cada uma delas. As regiões conseguimos identificar pelas legendas com cores, cada cor uma região! também conseguimos saber qual é a capital do país, e também a capital de cada estado, a capital de cada estado. Descobriram como? Isso mesmo a capital do Brasil tem uma estrelinha ao lado da cidade de Brasília, e em cada estado, tem uma bolinha amarela com um pontinho preto no meio ao lados do nome das cidades capitais.
Os nomes dos estados e suas capitais estados estão escritos no mapa. Que tal olhar novamente e descobrir qual região pertence o estado onde você mora e qual a sua capital? Vamos lá?
Descobriram? tenho certeza que sim.
Mas, a turminha do vídeo também conheceu uma outra imagem que muito importante nos mapas, vocês lembram? Isso a Rosa dos Ventos. Ela é usada para representar os pontos cardeais, que são pontos de orientação: norte, sul, leste e oeste.
Como vimos, durante muito tempo o homem orientou-se observando o Sol. Percebeu que ele sempre “nascia” na mesma direção e passou a chamá-la de leste, ou oriente, e o ponto no horizonte onde ele “morreria” passou a ser chamado de oeste, poente ou ocidente. A partir desses pontos, encontramos as outras direções cardeais: a norte e sul.
Complicado? Vamos ver se esta vídeo aula nos ajuda a entender melhor?
Vídeo 3: Nascente e poente parte II
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 3’58
Nossa, quanta coisa aprendemos hoje ein? Que tal levar para a prática tudo isso?
Você pode prestar entação ao movimento do sol e descobrir onde é o leste e o oeste a partir da sua casa, pode também brincar de fazer um mapa do tesouro com caminhos, pistas, símbolos que, se fossem decifrados, ajudariam a encontrar um baú cheio de ouro e pedras preciosas.