Habilidades BNCC

  • EF04CI09
    Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
  • EF04CI10
    Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
  • EF04CI11
    Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
  • EF04GE09
    Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
  • EF04GE10
    Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

Para saber mais

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Roteiro do Vídeo

Olá galerinha. Tudo bem com vocês? Já cansados de ficar em casa né? Mas essa tarefa é fundamental para que possamos juntos lutar contra o coronavírus. Além é claro dos cuidados que vocês já conhecem bem: lavar as mãos, evitar colocar a mão no rosto e quando for tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca.

Hoje vamos fazer uma viagem no tempo….vamos para uma época onde tudo era bem diferente, e para as pessoas se locomoverem de um lugar para outro usavam as estrelas, isso mesmo, era como se o céu fosse o mapa do mundo.

E não usavam o céu apenas para se guiar e se locomover, ele também orientava a hora de dormir, de acordar,  de plantar e colher.  Ou seja, o céu não era só um mapa, mas também um relógio e um calendário.

Vamos fazer essa viagem ao tempo junto com a Amanda, o Tiago, a Valentina e o Victor, com uma ajuda muito especial do Mestre do Tempo? Apertem o s cintos e vamos lá…

 

Vídeo 1: Tempo, tempo, tempo rei…

Parceiro realizador: MultiRio

Duração:  15’26

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/9a11/videos-irados/10479-tempo,-tempo,-tempo-rei-2

 

Que viagem bem bacana esse né? Uma viagem através dos museus e as muitas histórias que eles podem nos contar.

No museu da Astronomia eles descobriram e conheceram as inúmeras invenções que o homem fez para que pudessem desvendar os mistérios do mundo: da observação a olho nu, passando pelas antigas lunetas, até chegar aos poderosos telescópios de hoje, não foram poucas as descobertas não é mesmo?

Também entenderam como o céu era utilizado como relógio E calendário. E vocês também entenderam isso? Vamos recapitular?  Antigamente as pessoas, observando o céu perceberam que todos os dias havia noite e dia e começaram a medir o tempo a partir dessa observação. Mas você sabe por que isso acontece?  Como a terra gira em torno de si mesma, que é um movimento chamado de rotação, é ele que indica quando é dia ou quando é noite, como um relógio. E mais, como ela também gira em torno do sol, e essa volta dura aproximadamente um ano, esse movimento, chamado translação, indica as estações do ano.

Vamos ver se essa vídeo aula nos ajuda a compreender mais sobre isso?

Vídeo 2: Nascente e poente parte I

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração:  5’37

https://pt.khanacademy.org/science/4-ano/terra-e-universo-4-ano/pontos-cardeais/v/nascente-e-poente-parte-i

 

Agora sim, não é mesmo? Estamos craque em rotação e translação!

Quanta coisa  em um passeio pelo museu da Astronomia não é mesmo? E o que eles descobriram no museu Cartográfico? Isso mesmo eles aprenderam sobre como podemos ler um mapa.

Mas o que é um mapa? É um desenho, uma representação de um determinado lugar. É ele que nos ajudar a chegar onde queremos! Também descobrimos que os mapas atuais possuem muitas informações, mas é preciso saber ler um mapa para entender todas elas!! E como fazemos isso?

Essa turminha esperta nos ensinou como fazer: cada mapa mostra uma coisa: o relevo, as estradas, as atividades econômicas e muitas outras coisa, mas é preciso usar as legendas e as escalas. Mas o que são escalas e legendas? Você sabe?

Vamos ver se eu entendi:

Como é impossível representar, nos mapas, o tamanho real das distâncias e espaços é  preciso diminuí-los. Mas essa redução não pode ser feita ao acaso. Ela tem de ser proporcional às medidas reais, e é isso que chamamos de escala.

Já as legendas são as explicação para os significados dos símbolos ou mesmo as cores Geralmente aparece no canto inferior do mapa. Saber ler a legenda é compreender o que os mapas têm a nos dizer.

Vamos fazer um teste? Vamos ver a imagem do mapa do Brasil. Prestem bastante atenção a tudo que ele mostra para tentar descobrir o que ele nos conta. Preparado? Vamos lá

 

ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf

 

E então? Descobriram?

Isso mesmo, o mapa mostra quais são as regiões brasileiras e quais estados pertencem a cada uma delas. As regiões conseguimos identificar pelas legendas com cores, cada cor uma região!  também conseguimos saber qual é a capital do país, e também a capital de cada estado, a capital de cada estado. Descobriram como? Isso mesmo a capital do Brasil tem uma estrelinha  ao lado da cidade de Brasília, e em cada estado, tem uma bolinha amarela com um pontinho preto no meio ao lados do nome das cidades capitais.

Os nomes dos estados e suas capitais estados estão escritos no mapa. Que tal olhar novamente e descobrir qual região pertence o estado onde você mora e qual a sua capital? Vamos lá?

 

 

Descobriram? tenho certeza que sim.

Mas, a turminha do vídeo também conheceu uma outra imagem que muito importante nos mapas, vocês lembram? Isso a Rosa dos Ventos. Ela é usada para representar os pontos cardeais, que são pontos de orientação: norte, sul, leste e oeste.

Como vimos, durante muito tempo o homem orientou-se observando o Sol. Percebeu que ele sempre “nascia” na mesma direção e passou a chamá-la de leste, ou oriente, e o ponto no horizonte onde ele “morreria” passou a ser chamado de oeste, poente ou ocidente. A partir desses pontos, encontramos as outras direções cardeais: a norte e sul.

Complicado? Vamos ver se esta vídeo aula nos ajuda a entender melhor?

Vídeo 3: Nascente e poente parte II

Parceiro realizador:  Khan Academy

Duração:  3’58

https://pt.khanacademy.org/science/4-ano/terra-e-universo-4-ano/pontos-cardeais/v/nascente-e-poente-parte-ii

 

Nossa, quanta coisa aprendemos hoje ein? Que tal levar para a prática tudo isso?

Você pode prestar entação ao movimento do sol e descobrir onde é o leste e o oeste a partir da sua casa, pode também brincar de fazer um mapa do tesouro com  caminhos, pistas, símbolos que, se fossem decifrados, ajudariam a encontrar um baú cheio de ouro e pedras preciosas.