Habilidades BNCC

  • EF01CI04
    Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
  • EF02GE04
    Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
  • EF02LP26
    Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
  • EF15AR01
    Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Estão em casa se protegendo do coronavírus? E me conta, como está para vocês ficar em casa esse tempo todo? Chato, legal, difícil, fácil? Imagino que tudo isso junto e misturado não é mesmo?

Por exemplo, é legal poder ficar em casa com nossos brinquedos e familiares, mas é chato não poder encontrar os amigos queridos. É difícil estudar e aprender coisas novas sem nossos colegas de classe e professores, mas é fácil entrar em um mundo da imaginação e brincar de ser  o que quiser, um super-héroi, um animal selvagem, um personagem de desenho… As crianças têm esse poder super poderoso: imaginar e brincar de ser o que quiser!

Vou contar um segredo para vocês, eu não costumo brincar assim, porque os adultos têm uma mania estranha de não brincar não é mesmo? Mas as vezes, quando assisto um filme, leio um livro ou escuto uma música que gosto muito fico imaginando como seria ser outra pessoa, como seria ser uma cantora famosa fazendo shows para milhares de pessoas, ou então como seria se eu fosse aquele personagem que tem poderes sobrenaturais, o que eu faria com esses poderes……huuum?

Além desse super poder de brincar e imaginar, qual outro super poder você tem? É igual ao poder de seu super-herói preferido?  A criançada do UniDuniTV tem muitos super-poderes, vamos ver quais são? Quem sabe você não descobre os seus também?

Vídeo 1: UniDuniTV Meus muitos poderes

Parceiro: MultiRio

Duração: 20’07”

ttp://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/6968-meus-muitos-poderes

Nossa, quanta coisa essa criançada sabe fazer: ….. sabe assoviar, andar de patins, correr, nadar sem bóia, escalar, fazer mágica, jogar futebol, escrever , dançar…. E aí, além desse poderes quais outros vocês têm? Tenho certeza que muitos… quer ver: quem aqui sabe desenhar? E cantar? E amarrar o sapato?

Mas se você tivesse um superpoder qual vocês escolheriam?

Vocês lembram de quantos super-poderes bacanas essa turminha do UniDuniTV gostaria de ter: ser de fogo, o poder de entrar dentro das pessoas, de ter super velocidade, super força, super visão, o poder voar…. E o seu super poder qual seria?

Olha, essa turminha me mostrou uma coisa muito interessante: todos nós temos superpoderes, porque sempre tem coisas que gostamos tanto de fazer que ficamos craque, e esses poderes são diferentes entre as pessoas. O que vocês acham? Concordam? Qual poder seu melhor amigo ou sua melhor amiga tem? E seu pai, sua mãe, sua avó, sua tia, seu avô? Que poderes eles têm? Que tal fazer uma lista de super poder das pessoas que estão aí com você em casa? Depois, quando vocês puderem encontrar novamente os colegas da escola podem fazer uma lista de superpoderes de todos, e quem sabe fazer uma brincadeira de super-herói com esses poderes? Bacana ein?

Mas… cá entre nós.. algumas vezes parece que nossos super poderes se escondem em algum lugar dentro de nós e só aparecem os medos… não é mesmo? Isso acontece comigo. Já aconteceu com vocês também? E sabe com quem mais aconteceu, com o passarinho joão da história que vamos ouvir agora.

E então, o que vocês acharam dessa história? Já teve alguma vez que vocês tiveram um medo tão grande como esse do João?

Mas sabe uma coisa que eu percebi nesse história? Quando não conhecemos, ou não sabemos fazer algo essas coisas parecerem assustadores, mas depois que conhecemos e aprendemos esses medos podem se transformar em superpoderes!!! O que vocês acham?

Que dia mais divertido o de hoje né? Viramos até super-heróis, eu adorei. Logo nos veremos de novo!

E lembrem: fiquem em casa e lavem as mãos!