Habilidades BNCC

  • EF01MA01
    Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02
    Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03
    Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
  • EF01MA04
    Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
  • EF01MA05
    Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
  • EF01MA06
    Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
  • EF02LP26
    Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal, como vocês estão?

Hoje nosso encontro vai começar com uma música de um garoto que vê números em todos os lugares. Será que isso é possível?

Vamos pensar juntos em quais lugares nós vemos os números?

Para isso, peguem uma folha e um lápis.

Vou marcar aqui no meu relógio 30 segundos. Nesse tempo vamos escrever onde podemos ver números nas coisas do mundo.

Todos preparados? Valendo….

Entra relógio marcando 30 segundos.

Pronto, passaram nossos 30 segundos.

Nossa, pensei em várias coisas aqui!

Controle da televisão, no meu sapato, na minha agenda, no meu celular… E vocês?

Vamos assistir ao vídeo?

Enquanto a gente assiste, vai vendo na sua folha se você lembrou dos mesmos lugares que o garoto da música!

Vídeo 1: Videoclipe – Vejo números em todo lugar

Parceiro: Conecturma

Duração: 1’26”

E aí pessoal! Como foi?

Para ajudar vocês, eu anotei aqui os lugares que o garoto falou, assim vocês podem verificar quantos foram iguais e quantos foram diferentes, vamos lá?

Porta de casa

No jogo de amarelinha

No telefone

Na placa do carro

Na placa do ônibus

No dia em que ele nasceu

No computador

Nos endereços

No preço das coisas do supermercado

No relógio

Na calculadora

No bolo de aniversário

Nossa ele falou 13 lugares!

E vocês, quantos lugares escreveram?

Vocês já tinham reparado como os números estão em muitos lugares?

Sabem quem mais fez esse desafio de encontrar números?

A Bia, o Jonas e o Toni, os bonecos que criaram vida no quarto de Brinquedos. Olha só!

Vídeo 2: Vídeos Irados – Quarto de Brinquedo – Números por toda parte

Parceiro: MultiRio

Duração: 15’04”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/3a5/videos-irados/10447-n%C3%BAmeros-por-toda-parte-2

Nossa quanta coisa aprendemos sobre os números, não é mesmo?

Acho que podemos dizer que nós também somos verdadeiros investigadores de números!!!

Os números estão em muitos lugares e nos ajudam a contar, a dividir os brinquedos, e muitas outras coisas!

Agora vamos direto para o nosso momento história!

Vídeo 3: Os Ovinhos da Coruja –

Parceiro: Conecturma

Duração: 1’28”

Que dia cheio de números né?

Muito divertido e numérico….

Mas agora chegou a hora de ir!

Não esqueçam de lavar bem as mãos e ficar em casa!

Até a próxima!