Habilidades BNCC

  • EF01LP05
    Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06
    Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07
    Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP17
    Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF02LP07
    Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
  • EF02LP26
    Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
  • EF12LP04
    Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Lavando bem as mãos… claro que sim!!!

Vou começar o dia de hoje com algumas perguntas:: Vocês acham importante saber ler e escrever? Por que acham isso?  Quem aqui sabe escrever o seu próprio nome?

Ah! Tenho certeza que todos aqui acham muito importante saber ler e escrever e muitos de vocês já sabem ou estão aprendendo a escrever muitas outras coisa, como bilhetes, listas, histórias…. não é verdade?

A Bia, da turma do quarto de brinquedos também está aprendendo a escrever e sabe a primeira coisa que ela escreveu… isso mesmo, o nome dela, porque ela queria ter uma assinatura!! Legal né? Vamos ver o que mais a Bia aprendeu sobre a escrita?

Vídeo 1: Quarto de Brinquedo – Um mundo repleto de leitura

Parceiro realizador: MultiRio

Duração:  14’05

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1257-um-mundo-repleto-de-leitura

Nossa quanta coisa a Bia aprendeu com o Toni não é mesmo? Ela leu o bilhete que seu amigo Toni escreveu convidando ela para viver uma aventura dentro de um livro que é um mundo encantado de histórias. E vocês viram onde eles foram? Para um tempo muito antigo, quando as pessoas ainda não sabiam escrever e descobriu como foi que a escrita surgiu… Isso mesmo, primeiro eles desenhavam, depois inventaram as letras e com elas as palavras, as frases, as  histórias….  Uau!! que viagem bacana essa né?

Sabe outra coisa que a Bia aprendeu? Isso mesmo… o que é uma certidão de nascimento. Quem aqui já conhecia esse documento? Já viram a sua certidão de nascimento? Esse é o primeiro documento da pessoa, é feito no cartório quando ela nasce. Ele conta qual é o nome completo do bebê que acabou de nascer, o dia, hora e local de seu nascimento além do nome de seus responsáveis legais (papai, mamãe). Ah! Vem também o nome dos avós!

O que acham de pedir para algum adulto aí da sua casa mostrar a sua certidão de nascimento? Banca né? Enquanto você ainda não viu sua certidão, que tal escrever numa folha de papel o seu nome e o nome de quem da sua família você sabe escrever? Assim, quando você olhar sua certidão de nascimento pode ver se escreveu do mesmo jeito. O que acham?  Mas me contem, vocês irão escrever com letra de imprensa ou com letra de mão? Que tal tentar escrever com as duas?  Depois, você pode completar essa lista com os nomes que estão na sua certidão de nascimento.  Quantos nomes essa sua lista vai ter?

E para quem gosta de desafio, aqui vai um: que tal aproveitar a sua certidão de nascimento e aprender a escrever seu nome completo, com nome e sobrenome? Será que o sobrenome é o mesmo para toda a sua lista de nomes? Depois vocês me contam!

Nossa, que dia cheio de escrita… Que tal uma história? Uma história muito antiga, que narra as aventuras de dois irmãos que encontraram uma casa de doces e delícias outras saborosas… Descobriram qual é não é mesmo? João e Maria!

Pois é, João e Maria é uma fábula muito antiga que conta a história de dois irmãos abandonados em uma floresta. Você sabia que o título original dessa história é Hänsel und Gretel? E nas suas versões originais essa a história trazia elementos sombrios e um tanto diferentes do que conhecemos atualmente.

Essa história foi escrita pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Eles nasceram na Alemanha, Jacob em 1785 e Wilhelm em 1786, respectivamente. Os dois foram estudiosos da linguagem, poetas e acadêmicos que muito tempo de suas vidas coletando e escrevendo fábulas populares que lhes eram contadas por familiares e pessoas humildes> Essas histórias  faziam parte da tradição oral de povos germânicos.

Vocês sabiam que eles também escreveram outras histórias bastante conhecidas? Pois é, eles escreveram Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, O Pequeno Polegar, Cinderela, entre tantas outras.

Então se ajeitem para ficar bem confortável e vamos entrar nessa aventura…

Vídeo 2: JOÃO E MARIA contação de histórias por Fafá conta

Parceiro: MultiRio

duração: – 7’25

Muito bacana né? Eu adoro essa história, e vocês? Estamos chegando no final do nosso encontro de hoje, então que tal uma música para mexer o corpo. Levantem e tentem usar todo o corpo para acompanhar essa música.

Vamos escutar a canção Samba Lelê com a turma do Barbatuques. Observem como eles fazem com seus corpos instrumentos musicais! Será que vocês conseguem fazer como eles? vale tentar, é bastante divertido e uma vez que aprendemos, podemos fazer isso com qualquer música!

Vídeo 3: Samba Lelê – Barbatuques | Tum Pá –

Parceiro realizador: Barbatuques

Duração: 2’57

E então, gostaram? Conseguiram transformar o corpo de vocês em um instrumento musical? Com essa canção também é possível fazer uma brincadeira de roda! Você pode convidar o pessoal que mora com você para fazer essa brincadeira. Vocês colocam lençóis ou outros tecidos grandes amarrados na cintura. Precisam ser longos para passarem dos pés e se arrastarem um pouco no chão. O desafio é cantar e dançar a canção mas sem pisar no seu próprio lençol! Será que vocês conseguem? Boa brincadeira para vocês.

Por hoje é isso!

Tchau, tchau! E lembrem-se: Vamos nos proteger contra o Coronavírus! Lave muito bem suas mãos e fiquem em casa!