Habilidades BNCC

  • EF01CI01
    Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
  • EF02CI02
    Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
  • EF02CI04
    Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02LP26
    Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
  • EF03GE08
    Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal. Preparados para se divertir e aprender muito hoje? Oba, eu estou muito animada!!!!

Para começar nosso encontro quero saber: Estão lavando as mãos direitinho para se proteger do coronavírus? Com água e sabão, para ter proteção? Olha, até rimou. rsrsrs

Sabe que eu estava lá na minha casa, me protegendo do coronavírus e para me distrair fiquei olhando pela janela. Estava um dia tão bonito, com sol.. e reparei em um vasinho de flor que estava bem abaixo da minha janela, era uma florzinha bem pequenininha, amarela, tinha algumas folhinhas mais pequenininhas que ela. E eu fiquei ali, olhando, olhando, olhando, parecia até que aquela florzinha amarela estava me olhando também….rsrsrs.

De repente passou um vento e sabe o que foi parar bem em cima da minha mais nova amiga? Um pedaço feio, sujo e rasgado de plástico. Isso mesmo, uma embalagem de uma bala, daquela bem gostosas, mas nessa hora eu nem pensei no sabor da bala, eu só pensava: isso é lugar de plástico? Lixo não combina com natureza não é verdade?

E por falar em natureza, para vocês o que é natureza? Formiga é natureza? E nuvem,, feijão, maçã, banana, árvore, chuva, o leão, a terra…O que mais vem na cabeça de vocês quando falamos de natureza? A turma do UniDuniTV perguntou para algumas crianças o que é natureza, será que elas responderam o mesmo que vocês? vamos descobrir?

Vídeo 1: Vamos salvar o planeta!

Parceiro: MultiRio

Duração: 20’12”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/6967-vamos-salvar-o-planeta\

Que turminha mais sabida, aposto que vocês também pensaram coisas parecidas com eles não é verdade?  E olha, essa turma teve uma ideia muito bacana para não deixar mais pedaços feios e sujos de lixo invadirem nossos vasinhos, nossa natureza. Isso mesmo, reciclaram e aproveitaram o lixo.  Palavras difíceis essas né? Mas com essa turma foi fácil de entender não é mesmo? Reciclar é separar o lixo por tipos e reaproveitar é usar o lixo para fazer outra coisa, como o carrinho que o VT fez!

E vocês, já transformaram uma caixa de papel em um carrinho? Uma tampinha de garrafa em pião? Algumas rolhas e um divertido boneco? Me digam, o que mais vocês já construíram utilizando esses materiais?

E sabe o que eu também percebi com as crianças da turma do UniDuniTV, a água é muito importante para as plantas. Vocês repararam que todas elas estavam em uma horta? Algumas até plantaram e regaram suas plantinhas, não é mesmo? Eu fiquei aqui pensando que cuidar de uma plantinha é um bom exercício para aprender a cuidar da natureza como ela merece… e nós também… O que vocês acham? Concordam?

Bom, agora chegou a hora da nossa história. Hoje, nossa história é inspirada pela nossa conversa sobre a natureza. Ela conta sobre um menino chamado João, que era fascinado pelo cultivo de plantas e flores. Essa história está no livro: Circo de poesias, do Weid Souza.

 

Vídeo 2: João e o pé de coração

Parceiro: MultiRio

Duração: 2’49”

E então, gostaram dessa história? Vocês também gostam de ajudar, assim como o João? O que vocês mais gostam de ajudar? Eu gosto muito de ajudar e gosto muito quando a minha mãe me chama para ajudar ela a cuidar do seu jardim. Assim eu posso fazer duas coisas que eu gosto muito: ajudar a minha mãe e estar perto da natureza.

E já que hoje falamos bastante de natureza, que tal finalizar o nosso encontro cantando e dançando com uma música que também fala da natureza? Sabe que musica é essa? Vamos escutar e vocês me dizem se imaginam o nome!

Vídeo 3: Pé de Feijão | ZiS Boa Noite

Parceiro: Zis é o canal

Duração:  3’06”

Descobriram o nome dessa música?

Pois é! Essa música do Hélio Zinskind chama o Pé de Feijão.

Gostaram? Topam plantar um grão de feijão em num copo d´água com algodão? Não esqueçam de cuidar muito bem dele, e colocar um pouquinho de água todo dia!

Por hoje é só pessoal! Um beijo e Tchau, tchau! E lembrem-se: Vamos nos proteger contra o Coronavírus! Depois de molhar o pé de feijão, lavem as mãos… e fique em casa!