Habilidades BNCC

  • EF06HI04
    Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

Para saber mais

Acesse estes links/video/livro…. 

  1. FÁBIO, André Cabette. A localização do crânio de Luzia após o fogo no Museu Nacional. Nexo. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/10/19/A-localiza%C3%A7%C3%A3o-do-cr%C3%A2nio-de-Luzia-ap%C3%B3s-o-fogo-no-Museu-Nacional>. Acesso em: 14 abr 2020. 
  2. LISBOA, Sílvia. Por que a África foi o continente ideal para gerar a humanidade. Super Interessante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/por-que-a-africa-foi-o-continente-ideal-para-gerar-a-humanidade/>. Acesso em: 14 abr 2020. 
  3. SALLES, Silvana. DNA antigo conta nova história sobre o povo de Luzia. Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/dna-antigo-conta-nova-historia-sobre-o-povo-de-luzia/>. Acesso em: 14 abr 2020.   

Roteiro do Vídeo

Olá a todos! Você já pensou em como surgiram os seres humanos? Onde eles primeiro apareceram? Como vieram parar na América, no Brasil? Na aula de hoje vocês irão conhecer as principais teorias sobre o assunto, vislumbrar as marcas que esses primeiros habitantes deixaram por aqui e, por fim, terão a chance de “conversar” com a Luzia, considerada o fóssil mais antigo do Brasil.

Ao longo do vídeo, preste muita atenção nos vestígios que serão apresentados. Afinal, o que um osso, um pedaço de carvão ou algumas imagens na caverna podem nos dizer sobre nossas origens? Além disso, tome notas sobre as diversas teorias que serão apresentadas.

 

Vídeo 1: As origens da humanidade, seus deslocamentos e processos de sedentarização – História – 6º ano – E.F

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 11’27’’

 

Vídeo 2: Mulher das Cavernas, Luzia | Show da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 12’55’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Depois de tantas informações, está na hora de sistematizar tudo isso!

Primeiramente, ao falar da evolução do homo sapiens, podemos dizer que somos descendentes do macaco? Por quê?

Ao longo do vídeo, foram apresentadas três teorias de como os homens chegaram à América. Você consegue explicar as três?

Agora, um desafio! Você reconheceu as melodias que apareceram no programa “Show da História”?

Como saber se a atividade está correta?

Falar que o homem veio do macaco é um erro comum, essa afirmação não é verdadeira. O que os cientistas reconhecem de fato é que ao longo da evolução, macacos e seres humanos têm um mesmo ancestral. Porém, isso não nos permite falar que o homem veio do macaco.

Agora, ao falar das teorias de como os homens chegaram à América do Sul, a explicação mais antiga, a teoria de Clóvis, afirma que os primeiros chegaram pela América do Norte via estreito de Bering e depois se espalharam pelo continente. Depois, há uma teoria que afirma que na verdade vieram navegando pelo Pacífico. Contudo, os estudos sobre a Luzia levantaram uma nova teoria, na verdade, os primeiros seres humanos teriam chegado pelo Atlântico, vindos diretamente da África. Este assunto ainda está em debate entre os cientistas.

E as duas músicas? Vocês conheciam? A primeira é uma marchinha de carnaval chamada “Aurora”, de Roberto Roberti e Mário Lago gravada em 1940. Ela fez tanto sucesso que chegou a ser gravada em inglês. A segunda é “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás” de Raul Seixas lançada em 1976.