Habilidades BNCC

  • EF06MA24
    Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
  • EF07MA29
    Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Conhecer diferentes unidades de medida e os instrumentos utilizados para realizá-las, bem como realizar medições no espaço em que vive.

Em nosso dia-a-dia é muito comum querermos saber, por exemplo, qual é nossa massa, qual o comprimento da frente de nossa casa, qual é a altura de uma árvore frutífera, qual será o volume de uma chuva que cairá ao final do dia ou quantos graus fará no final de semana.

Para todas essas situações, utilizamos grandezas e medidas.

Medimos, por exemplo, quanto tempo um bolo leva para ficar pronto, qual é a massa presente em um prato de comida, a que temperatura chegará um do final de semana ou qual a distância de casa até a escola.

A aula de hoje abordará unidades de medida.

No primeiro vídeo, poderemos aprender quais são as medidas de comprimento e como fazer a conversão entre elas.

Já no segundo vídeo, é possível compreender que existem várias formas de se medir coisas e os instrumentos usados para se medir cada uma delas.

No terceiro e último vídeo, nós estudaremos as unidades padronizadas de medida, que são usadas para todos os tipos de medidas.

Por exemplo:

Para medir grandes distâncias usamos quilômetros.

Para distâncias menores, metros;

Para comprimentos muito pequenos, podemos usar centímetros ou milímetros.

Para massa, quilogramas.

Tudo isso é necessário para que possamos compreender e igualar as referências quando falamos de medidas.

Ao final dos vídeos será proposta uma atividade muito interessante, que envolverá o tema de grandezas e medidas na culinária.

Portanto, peguem o material para realizar anotações e fiquem atentos para os vídeos e para os conceitos mostrados neles. Boa aula!

Vídeo 1: Medidas de comprimento – Matemática – 6º ano – Ensino Fundamental
Parceiro realizador:  Futura
Duração: 10’13’’

 

Vídeo 2: Telecurso – Ensino Fundamental – Matemática – Aula 11
Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho
Duração: 13’18’’

 

Vídeo 3: Telecurso – Ensino Fundamental – Matemática – Aula 13
Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho
Duração: 15’44’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Os vídeos trazem uma explicação do conceito de grandezas e de medidas, abordando a necessidade de se medir algo e também a importância de se padronizar as grandezas.

Pensando nisso, a atividade de hoje consistirá em algo muito gostoso e que possui vários nomes dependendo da região do Brasil.

Estamos falando da fabricação de “geladinhos”, “dindin”, “sacolé”, “chup-chup”, “juju” ou “brasinha”, um tipo de sorvete bem simples, que pode ser colocado em saquinhos de plástico ou copos.

A ideia é que vocês apliquem os conceitos de unidades de medida para a confecção desses doces refrescantes!

O sabor escolhido pode ser o de qualquer fruta, como limão ou abacaxi, e vocês podem usar pedaços da fruta, somente o suco da fruta ou até mesmo dissolver em água sucos em pó do sabor escolhido.

Aqui, a receita abordada será com pedaços de uma fruta, como manga, morango ou maracujá, por exemplo.

Anotem os ingredientes que irão precisar:

 

Entra lista de ingredientes com a voz do apresentador em OFF.

500 g de frutas a seu gosto

500 ml de leite de vaca

250 ml de água filtrada

1 lata ou caixa de leite condensado (opcional)

Saquinhos de plástico

 

Com a ajuda de um adulto, é só bater todos os ingredientes em um liquidificador, até ficarem bem misturados.

Se fizer espuma, basta esperar baixar e depois colocar nos saquinhos ou em copos.

Aí é só levar ao congelador por duas horas. Depois já pode consumir!

Enquanto o doce endurece, vamos refletir sobre quais unidades de medida  usamos para realizar essa receita?

Anotem todas no caderno. Foi necessário fazer alguma conversão em alguma unidade de medida nesse caso?

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

e vocês seguirem exatamente os passos da receita, tomando cuidado com as medidas indicadas, o doce ficará delicioso!

Então, é preciso ter atenção para que nada dê errado nessa etapa. Ok?

Nesta receita, usamos a unidade de medida de tempo, que pode ser em horas ou minutos, para medir o tempo que o doce ficará no congelador.

Também usamos a unidade de medida de massa, que pode ser grama ou quilograma, para medir a massa da quantidade de frutas que será usada.

A unidade de medidas de capacidade também foi usada. Com ela, medimos a quantidade de água ou de leite usada na receita.

E, se pararmos para pensar bem, usamos uma que não estava tão na cara assim: a de volume!

Fizemos isso ao colocarmos o líquido dentro dos saquinhos ou do copo, para consumir depois de gelado.

Espero que tenham gostado da atividade!

Para saber mais sobre o tema, é só apontar a câmera do celular para o QR code que aparece aqui na tela!

Até a próxima!