Habilidades BNCC

  • EM13CNT106
    Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
Roteiro do Vídeo

Hoje, veremos vídeos sobre tipos de energia e transformação de energia, em particular a transformação da energia solar em energia elétrica.

Nossa sociedade atual é bastante dependente da energia elétrica, sendo que a busca de meios de produzi-la a partir de fontes renováveis é importante para diminuir o impacto ambiental.

Preste atenção e anote os diversos tipos de energia que são apresentados na vídeo-aula. No segundo vídeo, você acompanhará todo o projeto e produção de uma bolsa com placas solares que permite carregar um celular em seu interior.

Depois do vídeo, você será convidado a pensar em um projeto de inovação e tecnologia.

 

 

Video 1: Fontes e tipos de Energia – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 14′

 

Vídeo 2: Biostudio e bolsa com painel solar (Conexão Maker)

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 26′

http://www.futuraplay.org/video/biostudio-e-bolsa-com-painel-solar/500133/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

No vídeo, foram apresentados diversos tipos de energia e algumas situações em que a energia se transforma de um tipo em outro. Liste os tipos de energia que apareceram no vídeo e dê dois exemplos de aparelhos de sua residência em que há transformação de energia.

Agora é sua vez! Observe alguns objetos que você utiliza rotineiramente e elabore um protótipo que una dois destes aparelhos e que ocorra ao menos uma transformação de energia. Seja criativo! Você pode representar esse protótipo por meio de um projeto desenhado no papel, ou construí-lo com os materiais que tiver disponíveis em sua residência.

Como saber se a atividade está correta?

O vídeo apresenta a explicação sobre a energia mecânica – cinética e potencial – térmica, elétrica, química, nuclear luminosa e sonora. Diversos aparelhos e dispositivos fazem alguma transformação de energia, a televisão, por exemplo, transforma a energia elétrica em energia luminosa e sonora, e o fogão a gás transforma a energia química em energia térmica e luminosa.

A construção do seu protótipo é uma atividade aberta, ele teria que necessariamente unir a funcionalidade de dois dispositivos e funcionar com alguma transformação de energia. Você poderia, por exemplo, ter elaborado um protótipo que unisse uma caneta com um pequeno ventilador, este poderia ser colocado em funcionamento por meio de uma pilha, ou seja, transformando a energia química em cinética. Além disso, poderia ser pensado em outra tecnologia que transformasse a própria energia cinética do movimento da caneta em energia elétrica e que ficasse armazenada em uma bateria. Lembre-se de que é um protótipo, um modelo: não precisa funcionar, mas deve ser criativo e envolver a transformação de energia.