Habilidades BNCC

  • EM13CHS202
    Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.

Para saber mais

  1. Estúdio ABC. Conheça 3 cidades inteligentes pelo mundo. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/conheca-3-cidades-inteligentes-pelo-mundo/>. Acesso em: 07 abr 2020.
  2. LAZZARETTI, Kellen et. Al. Cidades inteligentes: insights e contribuições das pesquisas brasileiras. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, p. 1-16, 2019. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/urbe/v11/2175-3369-urbe-11-e20190118.pdf/>. Acesso em: 07 abr 2020.
  3. LING, Anthony. O que são cidades inteligentes dentro da realidade brasileira? Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/933328/o-que-sao-cidades-inteligentes-dentro-da-realidade-brasileira>. Acesso em: 07 abr 2020.
  4. MARCONDES, Dal. 7 exemplos ao redor do mundo que podem transformar São Paulo em uma cidade inteligente. Disponível em: <https://envolverde.cartacapital.com.br/7-exemplos-ao-redor-do-mundo-que-podem-transformar-sao-paulo-em-uma-cidade-inteligente/>. Acesso em: 07 abr 2020.

Roteiro do Vídeo

Olá a todos! Neste programa seremos guiados pelo advogado Ronaldo Lemos, especialista em tecnologia, na discussão de como as novas ferramentas digitais estão sendo utilizadas em grandes centros urbanos na busca de soluções para os problemas do dia a dia na construção de “cidades inteligentes”.

Ao longo do vídeo, observe o que cidades como Rio de Janeiro, Nova York, Washington e Pequim estão planejando para o seu futuro.

Você já utiliza algum aplicativo que te ajuda a viver melhor em sua cidade? Está preparado para ser um “cidadão inteligente”?

Vídeo 1: Cidade compacta com Washington Fajardo | Entrevista

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 13’40’’

 

Vídeo 2: Cidades Inteligentes | Expresso Futuro Com Ronaldo Lemos

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 26’10’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Mesmo com tantas informações interessantes sobre o futuro das cidades, Washington Fajardo nos lembra que não podemos esquecer o passado. Segundo ele, qual o papel dos patrimônios históricos ao pensar o futuro de nossas cidades?

Ao longo do programa, Ronaldo Lemos discute diversas iniciativas. Escolha uma e explique como ela pretende impactar a organização das cidades e a forma como as pessoas vivem nos centros urbanos.

Como saber se a atividade está correta?

Os patrimônios culturais não têm valor somente por ser do passado, por representar algo exótico, eles servem de referência sobre o que é a excelência e nos estimula ir além, a pensar sobre o planejamento futuro da cidade e qual direção a transformação deve nos levar.

Dentre os diversos exemplos citados ao longo do programa, podemos destacar:

– A coleta de dados para o planejamento do traçado urbano.

– O uso de dados de celulares para redefinir rotas de ônibus.

– A invenção do elevador que possibilitou a verticalização das cidades.

– A criação de um aplicativo que concentra todos os serviços essenciais para o cidadão (China).

– Um projeto para identificar terrenos baldios em NY por meio de celulares.

– A criação de um espaço chamado “Civic Hall”: um centro de desenvolvimento de tecnologias para o cidadão.