Habilidades BNCC

  • EM13CNT207
    Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Roteiro do Vídeo

Hoje, veremos um vídeo sobre uma doença que ocorre frequentemente em nosso país, a dengue. A dengue pode causar febre alta, dores musculares, dores nos olhos, mal-estar, falta de apetite e dor de cabeça. Ela é provocada por vírus que são transmitidos por um mosquito. Preste atenção na entrevista com o pesquisador quando ele falar sobre vacinas e sobre como controlar a epidemia.

No segundo vídeo, você descobrirá como a tecnologia pode auxiliar no combate a epidemias. Em particular, construiu-se um drone que é capaz de identificar focos de dengue por meio de imagens.

Depois do vídeo, você irá comparar o caso da dengue com o atual caso do coronavírus.

Video 1: Virologia e Dengue (Ciência para Todos)

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 14′

http://www.futuraplay.org/video/virologia-e-dengue/500965/

 

Vídeo 2: Comurede e Drone para prevenção de Dengue (Conexão Maker)

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 26′

http://www.futuraplay.org/video/comurede-e-drone-para-prevencao-de-dengue/501921/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

O que o pesquisador comentou sobre a vacina contra a dengue e sobre as formas de controlar a epidemia?

Pesquise, com ajuda de um adulto ou pela internet, e descubra o que sabemos atualmente sobre a vacina e formas de controlar a epidemia de coronavírus. Agora, escreva dois parágrafos sobre cada uma das doenças.

A seguir, pense em uma proposta que utilize drones para exercer alguma função no combate de uma epidemia de coronavírus.

Como saber se a atividade está correta?

No comentário, o pesquisador fala que ainda não existe uma vacina contra a dengue, que existem muitos estudos científicos, mas que nenhum deles mostrou uma eficácia comprovada. Além disso, ele comenta que a melhor forma de controlar uma epidemia de dengue é diminuir a quantidade de mosquitos, o que envolve a ação de toda comunidade em não deixar água parada, por exemplo.

Sobre o coronavírus, também não existe uma vacina, diversos institutos estão trabalhando no seu desenvolvimento. Estima-se que até os testes em humanos, uma vacina pode demorar pelo menos dois anos para estar pronta. A melhor forma de diminuir a circulação do vírus é diminuir o contato com pessoas infectadas e cuidar da higiene pessoal, principalmente lavando as mãos. As pessoas em que a doença não se manifesta, mas que transmitem o vírus, atuariam de forma semelhante ao mosquito da dengue, disseminando a doença. Por esse motivo, o isolamento social é tão importante!

Drones poderiam ser utilizados para o monitoramento de aglomerações de pessoas, eventos não recomendados em um contexto de isolamento social, ou para transportar amostras de sangue para exame do local de coleta para um laboratório.