Habilidades BNCC

  • EF06MA25
    Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • EF06MA26
    Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Adquirir noções de autoconhecimento e cuidado. Ser capaz de identificar os pontos fortes e fragilidades de si mesmo, lidar com emoções e manter a saúde física e emocional.

Abordagem geral

  • problematização da realidade e das situações de aprendizagem
  • superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica
  • integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas
  • promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva

Aposto que alguém da sua família já te chamou a atenção para o tanto que a comida que a gente ingere dia a dia é importante pra nossa saúde. E provavelmente já ouviu falar sobre isso na escola também. O assunto, além de sério, é apetitoso! A alimentação saudável é um dos grandes segredos para se viver mais e melhor. Por isso a gente selecionou pra você alguns vídeos que vão te trazer informações bem importantes, como por exemplo a diferença entre produtos industrializados e orgânicos, a importância de incluir frutas e verduras no seu cardápio diário e os cuidados para evitar doenças que possam surgir por conta de uma dieta desequilibrada.

Na sequência, você vai aprender mais sobre a história de vários alimentos como o arroz, o feijão e o café, presentes em nossa alimentação diária. Essa é a série que já traz uma dica boa no título: “alimente-se bem”, com uma temporada todinha dedicada à história dos alimentos. Dá pra aprender muito sobre a origem e os benefícios do que comemos. E até descobrir curiosidades sobre seu cultivo.

E pra quem já ouviu falar da planta “urtiga” mas não fazia ideia de que é possível comê-la, você vai descobrir que trata-se de uma PANC: uma planta alimentícia não-tradicional. Fique ligado nessa sequência de conteúdos e descubra mais sobre os alimentos que consumimos!

Vídeo 1: Almanaque Saúde – Alimentação

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 24’

 

Vídeo 2: História dos Alimentos – episódios sobre arroz/feijão e café 

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 6’

 

Vídeo 3: Um pé de quê? – na cozinha (Urtiga)

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 7’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Prestou bem atenção em tudo o que acabou de ver? Então vamos lá! Quais são os principais grupos alimentares apresentados no vídeo Almanaque Saúde, o primeiro que vimos nessa sequência? Você se recorda? Qual desses grupos representa o que mais você consome diariamente? Com base no que o vídeo revelou, você considera sua alimentação balanceada e saudável? Por que? O que faria para melhorá-la?

Você consegue se lembrar sobre os benefícios de se comer legumes e verduras? Na sua região, que alimento é mais produzido? Será que coincide com o tipo de alimento mais consumido?

Por exemplo, o estado de Minas Gerais possui uma produção bastante diversificada de grãos, principalmente milho, feijão, soja, algodão, trigo amendoim, girassol e mamona, representando aproximadamente 6% da produção nacional. Mas será que esses são os alimentos mais consumidos por lá? Que tal descobrir mais a respeito a partir de uma rápida pesquisa na internet?