Habilidades BNCC

  • EM13MAT101
    Interpretar situações econômicas, sociais e das Ciências da Natureza que envolvem a variação de duas grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT104
    Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica, tais como índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros, investigando os processos de cálculo desses números.
  • EM13MAT203
    Planejar e executar ações envolvendo a criação e a utilização de aplicativos, jogos (digitais ou não), planilhas para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros compostos, dentre outros, para aplicar conceitos matemáticos e tomar decisões.
Roteiro do Vídeo

Saber realizar o controle do próprio dinheiro é fundamental na vida de qualquer pessoa. Isso pode contribuir muito com sua saúde financeira, evitando problemas, como endividamento, e fazendo com que você fique mais tranquilo para alcançar suas metas, como adquirir algum produto que deseja, fazer algum programa que queira ou até mesmo realizar algo maior, como comprar um carro ou fazer uma viagem para algum local turístico.

A aula de hoje discutirá como realizar o controle financeiro pessoal. Como inspiração e ponto de partida para nossa atividade do dia, será apresentado um vídeo de um programa de televisão em que pessoas participam de um jogo cujo tema é exatamente o tema de nossa aula.

Durante o programa, atente-se para as perguntas que são realizadas pelo apresentador e que os convidados devem responder. Elas são perguntas que algum dia poderão fazer parte da sua vida e ser uma dúvida sua. Ao longo do programa, o objetivo será discutir ações de curto, médio e longo prazo que te ajudarão a manter seu controle financeiro saudável e em dia. Fique atento para não perder nenhuma dica dos especialistas que participam do programa! E um desafio! Conforme as perguntas forem sendo realizadas, tente respondê-las também, imaginando que você pudesse estar no programa, aprendendo sobre os conceitos que iremos assistir no vídeo!

O outro vídeo abordará se é melhor realizar um pagamento à vista ou a prazo e discutirá investimentos de curto, médio e longo prazo, como a poupança.

Boa aula!

Vídeo 1: Finanças Pessoais – Matemática – 1ª série – Ensino Médio

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 26′

http://www.futuraplay.org/video/financas-pessoais/262183/

 

Vídeo 2: À vista ou a prazo? – Matemática – 1ª série – Ensino Médio – Telecurso

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 13’22’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

No vídeo, foram apresentadas diversas dicas sobre fatores que influenciam o planejamento financeiro pessoal, como, por exemplo, fatores que influenciam no planejamento financeiro, como inflação e taxa de juros, e o que deve ser feito ao se usar o cheque especial, se isso for necessário.

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa! Você vai precisar de uma folha em branco e de um lápis ou caneta. Divida a folha em três partes iguais, passando um traço para separá-la em três colunas. Cada coluna representará ações de curto, médio e longo prazos que você poderá preencher a partir de sua realidade e até mesmo de seus sonhos. Por exemplo, se você deseja realizar uma viagem, esse objetivo poderá ser de longo prazo, dependendo o destino para onde você deseja ir.

Após dividir a folha, preencha cada coluna com o que você aprendeu no vídeo sobre ações que podem ser realizadas a curto, médio e longo prazos. Por último, para cada ação que você elencar na sua tabela na coluna das ações de curto prazo, escreva o que pode ser feito para melhorar cada um dos itens elencados.

Como saber se a atividade está correta?

O vídeo aborda vários tópicos que podem guiar os alunos na reflexão e produção de uma tabela que elenca e divide as ações que podem contribuir para um planejamento financeiro pessoal saudável em ações de curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos são a utilização de cheque especial, quando comprar moedas estrangeiras ao se planejar uma viagem que será feita um ano após o início do planejamento, o que pode influenciar no planejamento financeiro para a aposentadoria e ações que podem ajudar a realizar compras no dia-a-dia.

Essa tabela deverá ser comparada com as informações trazidas no próprio vídeo, considerando-se também as respostas dos especialistas para as questões colocadas no programa mostrado. Além disso, as ações elencadas devem considerar a realidade de quem as produziu, pois o planejamento financeiro discutido aqui é individual. Por isso, é importante que você reflita sobre as informações de sua tabela o máximo que puder, buscando ações que possam contribuir cada vez mais com uma vida financeira saudável!