Hoje, veremos vídeos sobre átomos e modelos atômicos. Na primeira vídeo-aula, você encontrará explicações sobre átomos, moléculas e tabela periódica, e a diferenciação dos átomos de acordo com prótons, nêutrons e elétrons que fazem parte dele. Na segunda vídeo-aula, verá como a ideia de átomo foi evoluindo com o tempo.
O terceiro vídeo aborda o grafeno e suas propriedades, você irá verificar que ele é composto somente de átomos de carbono e conhecerá suas aplicações na indústria. Preste atenção no momento em que o pesquisador Thoroh de Souza descreve a estrutura do grafeno.
Depois do vídeo, convidamos você a montar a estrutura do grafeno.
Vídeo 1: Átomos e moléculas – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 13′
Vídeo 2: Modelos Atômicos – Química – 9º ano – Ensino Fundamental
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 9′
Vídeo 3: Grafeno (Ciência Para Todos)
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 14′
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
Dos quatro modelos de átomos apresentados, qual é o modelo mais bem aceito atualmente e como ele é descrito? Qual a diferença em relação ao modelo anterior?
No vídeo sobre o grafeno o pesquisador explica com detalhes como é sua estrutura atômica. A partir desta explicação como você faria a representação desta estrutura? Seja criativo e construa um modelo físico com materiais simples.
Como saber se a atividade está correta?
Foram apresentados quatro modelos atômicos: Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. O modelo mais bem aceito atualmente é o modelo de Bohr, que descreve o átomo em duas regiões, uma central, o núcleo, carregado positivamente, e a eletrosfera, formada por elétrons em movimento, dotados de carga negativa. A diferença para o modelo anterior é que os elétrons não podem ocupar qualquer ponto da eletrosfera, mas são presos a determinadas órbitas que são definidas por suas energias.
O pesquisador explica que o grafeno “é um cristal bidimensional formado por átomos de carbono arranjados em formato hexagonal, uma colmeia, e tem uma única camada”. O seu modelo deve conter ao menos seis objetos representando os átomos de carbono e outro material, mais fino e longo, representando as ligações química. O modelo final deve ficar mais ou menos com essa aparência.