Habilidades BNCC

  • C. 02
    Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
  • EM13CHS203
    Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).

Para saber mais

Acesse estes links/video/livro….

  1. GARCIA, Rodrigo. O ‘bárbaro’ que salvou São Paulo. In. Apartes, maio-junho-2016. Disponível em: < http://www.saopaulo.sp.leg.br/apartes-anteriores/wp-content/uploads/sites/9/2017/03/revista_APARTES_N20_MAIJUN16_14a21.pdf>. Acesso em: 07 abr 2020.
  2. GODOY, Silvana Alves de. Martim Afonso Tibiriça. A nobreza indígena e seus descendentes nos campos de Piratininga no século XVI. Recôncavo, p. 191-212, 2014. Disponível em: <https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1692>. Acesso em: 07 abr 2020.

Roteiro do Vídeo

Olá a todos! Hoje, conheceremos dois personagens importantes para a compreensão da ocupação portuguesa da América: João Ramalho e Martim Afonso Tibiriçá, de culturas distantes, foram unidos por um casamento!

João Ramalho era um português que, após um naufrágio, passou a viver entre os indígenas que viviam no que hoje é o Estado de São Paulo. Já Tibiriçá era um indígena que foi batizado e passou a viver entre os portugueses. No final, o português se casou com a filha do nativo!

Ao longo do vídeo, preste atenção para o contexto histórico no qual essas pessoas viveram e nas semelhanças e diferenças entre a experiência de cada um.

Depois do vídeo, pesquise a música original que aparece no final da primeira parte e relacione com o que foi discutido nos vídeos.

Vídeo 1: Especial Brasil Colônia | Show da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 13’07’’

 

Vídeo 2: Pedro Álvares Cabral ou João Ramalho? | Show da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 12’03’’

 

Vídeo 3: Martim Tibiriça | Show da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 11’46’’

 

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Os relatos sobre João Ramalho e Tibiriçá são umas das primeiras pistas de como portugueses e indígenas se relacionaram nas primeiras décadas de colonização. Agora, qual relação podemos estabelecer entre esses dois personagens históricos e a ocupação portuguesa da América? Como cada um contribuiu para a fixação portuguesa em territórios tão distantes?

Como saber se a atividade está correta?

É importante lembrar o que dissemos lá no início: um era um português que se casou com uma indígena; outro era um indígena que foi batizado e lutou junto com os portugueses. Assim, podemos dizer que esses dois personagens tiveram uma vida espelhada. A partir da experiência de ambos, os portugueses passaram a conhecer melhor a cultura dos primeiros habitantes do Brasil. Com essas informações, elaboraram estratégias de domínio, como o estímulo a guerras entre os diferentes povos que aqui viviam.