Voltar

Habilidades BNCC

  • EI03CG02
    Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • EI03CG03
    Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
  • EI03EF01
    Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • EI03EO06
    Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • EI03ET02
    Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
  • EI03TS01
    Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Roteiro do Vídeo

Olá criançada! Como vocês estão? Fico feliz em encontrar vocês novamente!

Hoje eu lembrei de um fenômeno natural que eu adoro! A chuva!!! Quem aí gosta de chuva? E o que vocês gostam de fazer na chuva?

Para começar nosso encontro de hoje, vamos ouvir uma música do Hélio Ziskind, que se chama Chuva, chuvisco, chuvarada. Nessa música ele conta o que gosta de fazer enquanto chove. Vamos escutar?

Vídeo 1: Chuva, chuvisco, chuvarada 
Parceiro: Zis é o canal
Duração:  4 minutos e 09 segundos

Gostou dessa música? Gosta de comer um bolo ou uma comida bem gostosa enquanto espera a chuva passar?

E sobre o medo. Você tem medo quando a chuva está muito forte? Quando escuta os raios e trovões? Hoje vamos escutar uma história escrita pela autora Janine Rodrigues. Nessa história ela fala de outro fenômeno natural que nós podemos observar muitas vezes quando chove. Você sabe qual é? Eu pensei no vento! E você?

Então, vamos escutar essa história por meio de uma animação em formato de curta-metragem, que se chama O filho do vento. Nessa história, vamos conhecer um menino que tem um sonho: comer um grande pão doce. Mas antes ele precisa contar onde mora e com quem. E como ele não pode responder, inventa que é filho do vento. Olha só!

Vídeo 2: O filho do vento 
Parceiro: Piraporiando
Duração:  9 minutos e 33 segundos

O que vocês acharam desta história? Não é bonita? A amizade se constrói entre diferentes pessoas e torna nossa vida mais feliz!

Mas me contem, vocês lembram qual foi a justificativa que o menino, que dizia ser filho do vento, deu para o trovão? Ele disse que o trovão acontece quando o vento está bravo!

E vocês, como acham que se forma um trovão? Já pensaram sobre isso? Converse com as pessoas da sua casa sobre o vento, a chuva e o trovão! Será que eles pensam como você?

E o que você faz quando escuta um trovão? Te dá medo? Você corre para ficar pertinho de alguém que você gosta muito, como o menino que se dizia ser filho do vento? Eu sempre levo um susto com o barulho que o trovão faz!

E agora, chegou o momento de aprendermos novos brincadeiras! Hoje vamos aprender brincadeiras de casinha com crianças de Abadia, do Córrego da Velha Debaixo e de São Gonçalo do Rio das Pedras, todas em Minas Gerais.

Vídeo 3: Território do Brincar | Série de MiniDocs | Casinhas e Guisadinhos no Vale do Jequitinhonha – MG
Parceiro: Território do Brincar
Duração:  1 minuto e  50 segundos
https://territoriodobrincar.com.br/videos/territorio-do-brincar-serie-de-minidocs-casinhas-e-guisadinhos-no-vale-do-jequitinhonha-mg/

Muito legal ver como as crianças do Vale do Jequitinhonha criam e recriam no seu imaginário a intimidade e a beleza da brincadeira de casinha. Buscar o terreno, limpar, construir, enfeitar com flores e arrumar a casa, são ações que fazem parte do preparo dessa brincadeira.

Depois é só acender o fogo, cozinhar e provar! Mas prestem atenção, para brincar com o fogo, só se for na companhia de um adulto. Se for brincar sozinho ou com sem amigos, precisa ser tudo de faz de conta.

E já que estamos falando de brincadeira de casinha, vamos aprender a construir uma boneca com as crianças de Abadia, em Minas Gerais?

Vídeo 4:  Território do Brincar | Série MiniDocs | Batizado de bonecas – Abadia, MG 
Parceiro: Território do Brincar I Alana
Duração:  1 minuto e  50 segundos

Como vimos, em Abadia, as crianças fazem bonecas de um certo tufo de capim. A confecção começa pelo cabelo e o corpo vem depois, com retalhos amarrados e fitas no cabelo. Depois, é hora de organizar o altar, preparar o padre, padrinhos, pais e a água batismal.

E além de brincar de batizar as bonecas, também podemos brincar de casamento! Vamos aprender como fazer isso com as crianças Pomeranas?

Vídeo 5: O Tradicional Casamento Pomerano – parte II: Crianças 
Parceiro: Território do Brincar I Alana
Duração:  2 minuto e  59 segundos

Quantas coisas podemos brincar quando fazemos de conta, né? E você, quais as suas brincadeiras preferidas de faz de conta?

O programa já está quase terminando, mas antes, vamos para o momento de escutar música, cantar e transformar o nosso corpo em uma instrumento musical.

Vamos começar escutando o Hélio Ziskind cantando Raios e trovões.

Vídeo 6: O Tradicional Casamento Pomerano – parte II: Crianças 
Parceiro: Território do Brincar I Alana
Duração:  2 minuto e  59 segundos

Gostaram? Vamos escutar o Hélio dizendo o que ele gosta dessa música

Vídeo 7: Hélio fala Raios e trovões 
Parceiro: Zis é o canal
Duração: 39 segundos

E você, também gosta do carnaval?

Agora vamos escutar um samba com a turma do Barbatuques, um ritmo musical que muitos escutam na época do carnaval!

Vídeo 8: Na cadência do samba 
Parceiro: Barbatuques
Duração: 2 minuto e 56 segundos

E ai? Gostaram?

Chegamos ao final do nosso encontro.

Um beijo grande e lembrem-se: lavem bem as mãos e fiquem em casa!