Voltar

Habilidades BNCC

  • EI03CG02
    Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • EI03CG04
    Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
  • EI03EF01
    Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • EI03EF02
    Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
  • EI03EO06
    Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
  • EI03ET04
    Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
  • EI03ET06
    Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
  • EI03TS01
    Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Roteiro do Vídeo

Olá criançada! Como vocês estão? Fico feliz em encontrar vocês novamente!

Para começar nosso encontro de hoje eu lembrei de uma música do Hélio Ziskind que fala de algo muito importante que usamos depois do banho e depois de lavar as mãos! O que vocês acham que é?

Pois é, é uma música que fala da toalha! Vamos escutar?

Vídeo 2: Toalha (invenção maravilhosa)
Parceiro: Canal do Zis
Duração: minuto e segundos

E então, gostaram da música? Eu gosto muito. Vocês sabiam que para a gente se proteger do coronavírus é muito importante que cada um tenha a sua toalha? Lembrem disso e combinem com as outras pessoas da sua casa qual é a toalha de cada um. E cuide muito bem da sua!

E sabem quem vamos assistir agora? A turma do Quarto de brinquedo!

No episódio de hoje, essa turma vai falar sobre O meu, o seu, o nosso espaço! Vão falar sobre como as pessoas se organizam na escola, em casa e na sua comunidade. Vamos assistir?

Vídeo 2: O meu, o seu, o nosso espaço 
Parceiro: MultiRio
Duração: 12 minuto e 37 segundos
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1258-o-meu,-o-seu,-o-nosso-espa%C3%A7o

Me conta. Você já pensou sobre o seu espaço? O que tem perto da sua casa? E da sua escola? Que tal pensar sobre isso e quando encontrar seus amigos novamente na escola vocês trocam o que cada um pensou sobre o espaço perto da sua casa e o que lembraram do espaço da escola?

Dá fazer um mapa como as crianças fizeram, e quando já estiverem novamente na escola, podem fazer um grande mural com o mapa de todas as crianças.  Vai ser muito divertido!

Agora chegou aquela hora que eu gosto muito! A hora da história.

A história de hoje será lida pela Patricia Auerbach. Vamos ouvir com atenção

Vídeo 3: Já sei Ler
Parceiro: Patricia
Duração: 2 minuto e 50 segundos
https://drive.google.com/drive/folders/1BbdBegJyZlf-NyiiaUwu2xbfrDo74e9j

E aí? O que você achou dessa história? E me conta, o que você já sabe ler? Uma das maravilhas de ir à escola é que lá aprendemos a ler e escrever e assim podemos conhecer cada vez mais coisas sobre o mundo, as pessoas e sobre nós mesmos!

E depois da leitura da história chega o nosso momento especial que nos ensina brincadeiras divertidas para fazermos em casa e com os adultos que moram com a gente!

Hoje vamos aprender várias brincadeiras com crianças de diferentes lugares do Brasil.

Para começar, vamos aprender brincadeiras de palma com crianças do Acupe, na Bahia, de Córrego da Velha Debaixo, em Minas Gerais, de São Gonçalo do Rio das Pedras, também em Minas Gerais, e de Tatajuba no Ceará.

Será que vocês já conhecem alguma dessas brincadeiras? Vamos ver?

Vídeo 4: Brincadeiras de palma
Parceiro: Território do Brincar
Duração: 1 minuto e 51 segundos

E ai? Já conheciam? As brincadeiras de palma podem ser feitas a qualquer hora e em qualquer lugar. Elas nos convidam a brincar de forma ritmada e alegre, com o desafio de coordenar palmas, canto e brincadeira. E dá para convidar todo mundo que mora com você para essa brincadeira. Tenho certeza que vão se divertir muito juntos!

A próxima brincadeira que vamos aprender se chama Brincadeira de elástico. Quem vai nos apresentar são crianças que moram em Acupe na Bahia.

E ai? O que acharam? Em Acupe, o elástico é feito com vários pedaços de pano amarrados. Dá para brincar com 2, 3, 4 ou mais pessoas. O corpo é o protagonista da brincadeira. São gestos cadenciados que buscam o momento exato para saltar, pisar, enroscar os pés no elástico e, depois, se desvencilhar. Que tal tentar fazer com o pessoal da sua casa?

A próxima brincadeira se chama Corrida de tora. Como vocês acham que é essa brincadeira? Quem vai nos ensinar são as crianças de Panará da Aldeia Nãsêpotiti no Pará.

Vídeo 6: Corrida de tora
Parceiro: Território do Brincar
Duração: 1 minuto e 52 segundos

Muito legal, né? Nessa brincadeira o corpo e a força são acordados com as negras pinturas do jenipapo. A tora, a longa distância e o sol que arde, são a combinação necessária para esse desafio na Aldeia Nãsêpotiti, de índios Panará.

E ainda temos mais brincadeiras! A próxima chama Máquina de fazer linguiça! Eu achei esse nome bem engraçado! Vamos assistir para ver se vocês descobrem porque ela chama assim? Quem vai ensinar essa brincadeira são as crianças da Escola Estadual Fazenda Emilio Schroeder de Alto Santa Maria no Espírito Santo!

Vídeo 7: Máquina de linguiça
Parceiro: Território do Brincar
Duração: 1 minuto e 50 segundos

E então? Gostaram? Vimos um grupo de crianças pomeranos, de diferentes idades, em uma brincadeira que remete à máquina de fazer linguiça de porco, uma comida típica da região.

Essa brincadeira tem vencedores, todos participam pela alegria do uso da força. Vocês podem ensinar aos seus colegas quando voltarem à escola!

E já que aprendemos várias brincadeiras hoje, é hora do nosso momento musical com a turma do Barbatuques. Eles vão nos ensinar uma brincadeira cantada, na qual o corpo é um instrumento musical. Essa brincadeira se chama Jogo do Tum Pá! Olha só!

Vídeo 8: Jogo do Tum Pá
Parceiro: Barbatuques
Duração: 2 minutos e 28 segundos

E aí, o que acharam? Conseguiram brincar? Lembram o que significa cada uma das palavras? Tum é pé, Pá é palma, Taka é perna, Teke é barriga, Toko é peito! Continuem cantando e inventando canções usando essas palavras e os movimentos do jeito que quiserem!

Galerinha, chegamos no final do nosso!

Um beijo grande e lembrem-se: lavem bem as mãos e fiquem em casa!