Voltar

Habilidades BNCC

  • EI03CG02
    Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • EI03CG04
    Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
  • EI03EO01
    Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • EI03EO04
    Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • EI03EO05
    Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • EI03TS01
    Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Roteiro do Vídeo

Olá criançada! Como vocês estão? Hoje vamos fazer várias atividades bacanas e divertidas juntos! E também vamos aprender muitas coisas!

Para começar nosso encontro, vamos falar um pouco sobre o Coronavírus. Vocês sabem me dizer o que a gente precisa fazer para se proteger?

É importante lembrar de sempre lavar as mãos, tossir e espirrar cobrindo o nariz e a boca ou usar lenço de papel e ficar em casa. Ah! E não podemos esquecer que é muito importante manter a higiene. E uma das formas de fazer isso é tomando um bom banho todo o dia!

E falando sobre banho, me lembrei de uma música do Hélio Ziskind que se chama Banho é Bom! Vamos escutar? Se você já conhece essa música, pode cantar e dançar junto!

Vídeo 1: Banho é bom
Parceiro: Canal Zis
Duração: 2 minutos e 34 segundos

E aí curtiram a música? Então é hora de começar as nossas atividades! Hoje vamos falar um pouco sobre quem somos nós. E vamos começar escutando uma história muito legal, chamada O jornal, da Patricia Auerbach. Depois ela vai nos ensinar a fazer alguns brinquedos com jornal!

É só pedir para algum adulto que estiver com você algumas folhas de jornal que você possa usar. Se não tiver, não tem problema. Dá para tentar usar alguma outra folha que tem por aí.

Mas antes de brincarmos com o jornal, vamos conhecer uma turma muito legal! A turma do Quarto de brinquedo. Eles vão contar um pouco sobre as características físicas, sociais e culturais das pessoas, e ensinar a importância de nos conhecermos uns aos outros e aprendermos a valorizar as nossas semelhanças e diferenças.

Vamos lá?

Vídeo 2: Quem sou eu?
Parceiro: MultiRio
Duração: 13 minutos
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1256-quem-sou-eu

E aí? Vocês já pararam para pensar sobre quem é você? Que tal fazer um desenho ou um vídeo contando quem você é, descrevendo suas características físicas, o que você gosta e o que você não gosta? Vocês também podem propor para as outras pessoas que moram com vocês que também pensem sobre quem são elas. E depois podem se divertir descobrindo o que vocês têm em comum e de diferente! Que tal?

Bom, agora chegou a hora da história! E quem vai ler essa história para a gente é a Patricia Auerbach. A Patrícia também é a escritora dessa história! Vocês já conheceram uma escritora de histórias? Pois é, hoje vocês vão conhecer! E além de ler, ela também vai nos contar como nasceu essa história!

Vídeo 3: O Jornal
Parceiro: Patricia Auerbach
Duração: 4 minuto e 47 segundos

E então, o que vocês acharam dessa história? E que tal vocês criarem uma história só de vocês? Vocês podem escrever em um papel ou guardar tudo na sua cabeça! Podem também, gravar um vídeo, como fez a Patrícia, ou mesmo gravar um áudio!

Depois de criar, contem essa história para as outras pessoas que moram com vocês! Contem também sobre como essa história nasceu para e perguntem se eles já criaram alguma história e como essa história nasceu para eles. Vocês podem combinar um momento especial, durante esse período de quarentena. Todo dia alguém pode contar uma história. O que vocês acham?

Bom, além de contar como essa história nasceu, a Patrícia também vai nos mostrando como ela construiu alguns brinquedos com o jornal. Vamos ver novamente para aprender com ela? Se você tiver alguma folha ou jornal, já pode tentar fazer enquanto ela ensina. Se você não tiver, preste bem atenção para depois você fazer, combinado?

Vamos começar aprendendo como fazer um chapéu!

Vídeo 4: Como fazer uma espada com o jornal
Parceiro: Patricia Auerbach
Duração: 1 minuto e 22 segundos

E ai? O que acharam? Dá para fazer? Eu gostei muito. E quando chegar na minha casa, também vou fazer o meu!

Agora vamos aprender a fazer uma espada!

Vídeo 5: Como fazer um chapéu com o jornal 
Parceiro: Patricia Auerbach
Duração: 1 minuto e 36 segundos

E então? Aprenderam? Com essa espada e o chapéu, eu já estou com muitas ideias de brincadeiras para fazer em casa! E vocês?

E para terminar, vamos aprender a fazer um barquinho!

Vídeo 6: Como fazer um barquinho de jornal
Parceiro: Patricia Auerbach
Duração: 3 minutos e 10 segundos

Nossa! Adorei esse barquinho! E sabe que, enquanto a Patrícia nos ensinava a fazer esse barquinho, eu lembrei de outra música que eu gosto muito? Será que vocês conhecem? Ela se chama Peixinhos do Mar!

Vamos escutar juntos? Quero que vocês prestem atenção em uma coisa. Quem vai cantar essa música é um grupo que chama Barbatuques. Vocês conhecem? Eles cantam as músicas de um jeito bem diferente! Eles utilizam o corpo como um instrumento musical, e assim produzem músicas a partir de efeitos de voz, palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.

O resultado é surpreendente! Vamos conferir?

Vídeo 7: Peixinhos do mar
Parceiro: Barbatuques
Duração: 3 minuto e 19 segundos

E então pessoal! O que vocês acharam? Conseguiram fazer do corpo de vocês um instrumento musical? A gente ainda vai ver o Barbatuques fazer isso com muitas músicas por aqui. E vocês também podem ensinar para o pessoal que mora com vocês, fazendo juntos uma cantoria bem divertida!

Galerinha, chegamos no final do nosso encontro de hoje!

Um beijo grande e lembrem-se: lavem bem as mãos e fiquem em casa!