Habilidades BNCC

  • EF04MA03
    Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
  • EF04MA04
    Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
  • EF04MA22
    Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
  • EF05MA07
    Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Para saber mais

Observação: todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Roteiro do Vídeo

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Estou muito contente em estar pertinho nesse tempo que vocês estão em casa se cuidando para se proteger do Coronavírus.

Eu estive pensando sobre o tempo.

Quanto tempo já estamos em casa nessa quarentena? Quanto tempo será que falta para tudo se resolver? Como estamos aproveitando o nosso tempo? Está passando rápido ou devagar?

São tantas perguntas, né?

E por falar em tempo, vocês sabem como podemos marcar o tempo? Vamos pensar juntos…

Podemos marcar os dias, os meses e os anos usando um calendário ou uma agenda.

Também podemos marcar o tempo pelas horas, usando o relógio!

Você sabe ver as horas no relógio?

O Bruno e a Luísa, da série Adoro problemas!, encontraram um álbum cheio de fotografias de sua família, e a partir delas conversaram sobre todas essas formas de marcar o tempo. Vamos ver o que eles descobriram?

Depois vocês me contam o que aprenderam com essa turminha!

Vídeo 1: O tempo não para – medidas de tempo 
Parceiro realizador: MultiRio
Duração: (11’18)
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1276-o-tempo-n%C3%A3o-para

Nossa, quantas coisas novas o Bruno aprendeu com a sua irmã, não é verdade? O que vocês acharam mais interessante? O que já sabiam? O que aprenderam com essa turminha?

Sabe o que eu achei bastante curioso? É que esse ano de 2020, que estamos, é o tal ano bissexto que eles falaram. Você sabia disso?

Se 2020 é ano bissexto, quando será o próximo ano bissexto?

Vocês lembram de quanto em quanto tempo acontece esse ano bissexto?

Isso mesmo, de 4 em 4 anos! Então o próximo será em…… 2024!!!

Em 2024 você estará com quantos anos? Eu vou estar com …

46 anos!

Mas pera aí, se 2024 fosse hoje, no mês de maio eu ainda teria 45 anos, porque meu aniversário é só no mês de dezembro.

E vocês? Se 2024 fosse hoje, teriam quantos anos no mês de maio?

Essa conta foi fácil, não é verdade?

Que tal um desafio maior?

Você sabe quantos anos você tem, né?

Então, como é possível descobrir a diferença de idade entre você e algum adulto ou criança que você conhece?

Para te ajudar nessa conta, vamos assistir um vídeo que explica a relação entre a subtração e a adição?

Vídeo 2: Relação entre adição e subtração 
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: (2m03s)
https://pt.khanacademy.org/math/early-math/cc-early-math-add-sub-basics/cc-early-math-add-subtract-10/v/relating-addition-and-subtraction

Essa aula te ajudou a cumprir o desafio?

Então me conta, o que você descobriu?

Para terminar o dia de hoje lembrei de um trava-línguas sobre o tempo.

O bom dos trava-línguas é conseguir falar ele bem rápido e não deixar língua travar.

Vamos tentar? Primeiro vou falar bem devagar:

“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”

Conseguiram?

Agora, vamos tentar mais rápido!

“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”

Nossa! Difícil, não é?

Para terminar nosso encontro de hoje, que tal ver um grupo brasileiro de percussão corporal? Se preparem para tentar seguir o som com eles!! Quero ver se conseguem fazer algum som com o corpo!

Vídeo 3: Cadeirada | Indivíduo Corpo Coletivo  
Parceiro realizador:  Barbatuques
Duração: 6’59

E aí, conseguiram imitar algum som?

Divertido né, mas por hoje é só pessoal!

Chegamos ao final do nosso encontro ! Tchau, tchau!

Um beijo grande e lembrem-se: lavem bem as mãos e fiquem em casa!