Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Estou muito contente em estar pertinho nesse tempo que vocês estão em casa se cuidando para se proteger do Coronavírus.
Eu estive pensando sobre o tempo.
Quanto tempo já estamos em casa nessa quarentena? Quanto tempo será que falta para tudo se resolver? Como estamos aproveitando o nosso tempo? Está passando rápido ou devagar?
São tantas perguntas, né?
E por falar em tempo, vocês sabem como podemos marcar o tempo? Vamos pensar juntos…
Podemos marcar os dias, os meses e os anos usando um calendário ou uma agenda.
Também podemos marcar o tempo pelas horas, usando o relógio!
Você sabe ver as horas no relógio?
O Bruno e a Luísa, da série Adoro problemas!, encontraram um álbum cheio de fotografias de sua família, e a partir delas conversaram sobre todas essas formas de marcar o tempo. Vamos ver o que eles descobriram?
Depois vocês me contam o que aprenderam com essa turminha!
Vídeo 1: O tempo não para – medidas de tempo
Parceiro realizador: MultiRio
Duração: (11’18)
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1276-o-tempo-n%C3%A3o-para
Nossa, quantas coisas novas o Bruno aprendeu com a sua irmã, não é verdade? O que vocês acharam mais interessante? O que já sabiam? O que aprenderam com essa turminha?
Sabe o que eu achei bastante curioso? É que esse ano de 2020, que estamos, é o tal ano bissexto que eles falaram. Você sabia disso?
Se 2020 é ano bissexto, quando será o próximo ano bissexto?
Vocês lembram de quanto em quanto tempo acontece esse ano bissexto?
Isso mesmo, de 4 em 4 anos! Então o próximo será em…… 2024!!!
Em 2024 você estará com quantos anos? Eu vou estar com …
46 anos!
Mas pera aí, se 2024 fosse hoje, no mês de maio eu ainda teria 45 anos, porque meu aniversário é só no mês de dezembro.
E vocês? Se 2024 fosse hoje, teriam quantos anos no mês de maio?
Essa conta foi fácil, não é verdade?
Que tal um desafio maior?
Você sabe quantos anos você tem, né?
Então, como é possível descobrir a diferença de idade entre você e algum adulto ou criança que você conhece?
Para te ajudar nessa conta, vamos assistir um vídeo que explica a relação entre a subtração e a adição?
Vídeo 2: Relação entre adição e subtração
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: (2m03s)
https://pt.khanacademy.org/math/early-math/cc-early-math-add-sub-basics/cc-early-math-add-subtract-10/v/relating-addition-and-subtraction
Essa aula te ajudou a cumprir o desafio?
Então me conta, o que você descobriu?
Para terminar o dia de hoje lembrei de um trava-línguas sobre o tempo.
O bom dos trava-línguas é conseguir falar ele bem rápido e não deixar língua travar.
Vamos tentar? Primeiro vou falar bem devagar:
“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”
Conseguiram?
Agora, vamos tentar mais rápido!
“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”
Nossa! Difícil, não é?
Para terminar nosso encontro de hoje, que tal ver um grupo brasileiro de percussão corporal? Se preparem para tentar seguir o som com eles!! Quero ver se conseguem fazer algum som com o corpo!
Vídeo 3: Cadeirada | Indivíduo Corpo Coletivo
Parceiro realizador: Barbatuques
Duração: 6’59
E aí, conseguiram imitar algum som?
Divertido né, mas por hoje é só pessoal!
Chegamos ao final do nosso encontro ! Tchau, tchau!
Um beijo grande e lembrem-se: lavem bem as mãos e fiquem em casa!