Habilidades BNCC

  • EF04LP05
    Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
  • EF15LP05
    Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06
    Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Para saber mais

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Roteiro do Vídeo

Olá turminha. Tudo bem com vocês?

Estão se protegendo do coronavírus? Tenho certeza que sim, mas não custa lembrar:  mãos  lavadas, nariz e boca cobertos ao espirrar ou tossir e ficar em casa!

Bom, hoje o assunto é: contar, ler, ouvir e até escrever histórias!

Quem aqui gosta de história? Eu adoro!

Gosto de ler, ouvir e até mesmo contar histórias… E as minhas preferidas são as que trazem mistério, arrepios e até um certo medinho…

Vamos ouvir uma história de sacudir o esqueleto?

Vídeo 1: Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – A narrativa e seus elementos  
Parceiro:  MultiRio
Duração: 6’21
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15195-a-narrativa-e-seus-elementos

Gostou da história? Ficou com medo?

Eu aqui tremi de medo, mas também fiquei muito curiosa para saber qual o desfecho dessa história, e vocês? Que tal inventar um desfecho para essa história?

Ou, se preferir ou já conhecer essa história, que tal criar uma nova com bastante suspense?

Tenho uma ideia de um personagem assustador: o coronavírus!

Nessa história você pode inventar até um super-herói que enfrenta esse inimigo e consegue derrotá-lo.

Ah!, outra ideia!

Que tal contar sobre as experiências que estamos vivendo sem poder sair de casa em formato de história?

Tenho uma sugestão de começo:  em um tempo não muito distante, uma cidade foi invadida por seres invisíveis aterrorizantes.

Para se salvar desse perigo, João e Maria resolveram ficar em casa com seus filhos.

Sem poder sair, o filho mais novo do casal teve ideias mirabolantes que fizeram toda a família se divertir junta.

A primeira ideia foi….

Uma boa dica é pensar em situações reais, que estamos vivendo, mas com elementos fantásticos. Para escrever uma história o que vale é soltar a imaginação!!!

Mas para escrever bem, precisamos usar os sinais de pontuação. Vocês conhecem todos eles? Vamos ver um vídeo que explica tudo tin tin por tin tin!

Vídeo 2: Sinais de pontuação: ponto final, interrogação, exclamação, dois-pontos e travessão
Parceiro: Khan Academy
Duração: 5’52
https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-3-ano/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-artes-e-literatura/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-textos-em-prosa/v/lp-3ano-video-sinais-de-pontuacao

Pronto, agora que já sabemos como escrever uma narrativa, já listamos algumas ideias e sabemos usar os sinais de pontuação, é só colocar a mão na massa.

Quer dizer, na caneta!

Tenho certeza que sua história será sensacional!!

Só não esqueçam de revisar os sinais de pontuação depois que a história estiver pronta!!

Para terminar nosso encontro de hoje, que tal assistir ao show de um grupo brasileiro muito especial? Que transforma o corpo em instrumento musical!

Vamos lá? Prepare-se para seguir o ritmo com o seu corpo.

Vídeo 3: Tá na Roda – Barbatuques | Ayú 
Duração; 6’10

E aí, conseguiram imitar algum som?

É isso aí pessoal, muitos aprendizados hoje, hein?

Até nosso próximo encontro!

E lembrem-se: Vamos nos proteger contra o Coronavírus, lavando muito bem nossas mãos e ficando em casa! Tchau, tchau!

E não esqueçam de lavar as mãos com água e sabão! Rimou…