Hoje a nossa conversa é sobre argumentação.
Ou, mais especificamente, sobre como podemos usar a argumentação para defender pontos de vistas, teses, ideias e opiniões.
Você costuma defender seus pontos de vistas?
Como você faz isso?
Aliás, vamos começar do começo: você sabe o que são argumentos?
Usa argumentos no seu dia a dia para debater ideias e defender seus posicionamentos?
Enquanto pensa, vamos assistir alguns vídeos.
O primeiro mostra como saber argumentar é importante para a conquista de espaços, de oportunidades e também para obter a atenção das pessoas.
O segundo vídeo é sobre textos argumentativos.
Anote o que a apresentadora fala sobre esses textos e alguns tipos de argumentos que podem ser usados para a defesa de um ponto de vista.
Você vai precisar dessas informações para fazer a atividade desta aula!
Vídeo 1: Morde a Língua | Ideias demais: argumentação (1’10” a 16’14”)
Parceiro realizador: MultiRio
Duração: 15’04”
Vídeo 2: Como decidir qual tipo de argumento mobilizar no seu texto argumentativo?
Parceiro realizador: Saca Só
Duração: 2’08”
Quanta coisa você está aprendendo hoje, hein?
E o mais legal de aprender a argumentar é que você aprende não apenas a defender o seu ponto de vista pessoal, mas a defender e reivindicar direitos que são de todas as pessoas.
E quando fazemos isso, estamos atuando como cidadãos.
Ou, melhor dizendo, estamos exercendo nossa cidadania.
Hum…cidadania?
Você sabe explicar o que é cidadania?
Anote no seu caderno o que sabe sobre isso.
Ah, só mais uma pergunta: você sabe dizer qual a relação entre cidadania e a capacidade de argumentar?
Não?!?
Então assista mais um vídeo, prestando atenção na conversa entre as personagens.
Vídeo 3: Ensino Fundamental – Língua Portuguesa – Aula 39 – Fala, cidadão! (6’23” a 14’27”)
Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho
Duração: 8’07”
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
E então, deu para entender o que é cidadania e o que é ser cidadão?
A atividade de hoje é a seguinte:
Escreva um texto argumentativo, que pode ser uma redação dissertativa-argumentativa ou um artigo de opinião, para falar sobre o que você considera uma prática de cidadania.
Para isso, vale a pena pensar, por exemplo, em algum problema social importante para a comunidade onde você vive ou para a sua comunidade escolar.
Considere também o que você e outras pessoas dessa comunidade podem fazer para mudar a situação e resolver o problema.
Seu texto precisa não apenas mostrar como os direitos e deveres dos cidadãos são importantes, mas também como exercê-los pode ajudar na solução desse problema.
Lembre-se: Todo texto argumentativo apresenta o problema e a ideia ou tese a ser defendida, mostrando o posicionamento do autor do texto sobre uma questão.
Mas, para mostrar o seu ponto de vista sobre o problema e propor mudanças, é preciso ter clareza sobre os argumentos usados para justificar esse ponto de vista.
Por isso, é sempre bom, antes de escrever, pesquisar e ler sobre o tema, selecionar dados e conversar com outras pessoas que entendam do assunto.
Depois de tudo isso, ainda é preciso planejar as partes do texto, escrevê-lo e, claro, revisá-lo!!
Preparado para o desafio dessa escrita?
Como saber se a atividade está correta?
De acordo com a definição dada pelo Deíco, argumentar é: apresentar um conjunto de razões ou provas que fundamentam uma conclusão.
Os argumentos são justamente essas razões que justificam o que você pensa, a tese que você defende.
A estratégia argumentativa tem a ver com os tipos de argumentos que você escolhe para colocar no seu texto.
No primeiro vídeo, Deíco fala dos argumentos baseados em citações, argumentos de autoridade e dados estatísticos.
Já no segundo vídeo, a apresentadora retoma a ideia dos argumentos baseados em fontes oficiais e sérias.
Indica também os argumentos de comprovação, baseados em dados de estudos, e os de exemplificação, baseados em fatos reais ou hipotéticos.
Ah, não podemos esquecer que ela trata também dos interlocutores do texto.
Ou seja, os leitores para quem você está escrevendo.
A escolha dos argumentos tem muito a ver com o leitor.
O que pode convencê-lo do seu ponto de vista?
Sobre a estrutura do texto proposto na atividade, você precisa:
Colocar um título, que pode sintetizar a problemática a ser trabalhada no texto.
Apresentar o problema social a ser discutido, a tese e o porquê da sua importância.
Desenvolver as problemáticas e os motivos pelos quais você defende essa tese. O foco aqui é na argumentação.
Por fim, você pode oferecer propostas alternativas ou possíveis soluções para os problemas apresentados.
Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.
Até a próxima!