Voltar

Habilidades BNCC

  • CG5
    Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Para saber mais

  1. Cultura maker: você sabe o que é? https://www.youtube.com/watch?v=MnOf3fRl-qI
  2. Cultura maker: que bicho é esse? https://www.youtube.com/watch?v=A9uI0UrViqg

 

Roteiro do Vídeo

Não sei se você é daquele tipo que desmonta brinquedo, relógio, eletrodomésticos, só pra ver como as engrenagens funcionam! Se essa é sua praia, o programa que a gente vai assistir agora vai atiçar ainda mais a sua curiosidade. Vamos ver um dos episódios da TURMA DA ROBÓTICA e saber que dá pra “brincar” de desmontar e montar robôs à vontade, aprendendo enquanto põe a mão na massa. Nesse episódio vai rolar até uma competição entre robôs feitos por jovens como você! Sabia que dá pra ter noção de mecânica, de elétrica, de programação e ainda por cima aprender a trabalhar em equipe num projeto de robótica?  Pois então: a equipe de Betim (MG) simplesmente adora robótica e vai mostrar que a amizade entre eles ficou ainda mais forte depois do projeto que fizeram juntos. Se você também é fissurado em jogos, sejam de tabuleiro ou eletrônicos, até mesmo pela internet, vai se identificar com a equipe de uma escola lá no interior de Santa Catarina: é que eles se deram conta que  o mais importante não é vencer, mas aprender e se divertir. E aí, animado para saber mais sobre robótica?

Depois de fazer esse rápido mergulho no mundo dos robôs, a gente te convida a pensar sobre quem são as figuras que estão por trás de grandes descobertas e invenções científicas. As coisas não caem do céu prontas, tem muito esforço por trás de cada inovação que a gente usa no dia a dia, de cada vacina que tomamos, de cada objeto do nosso cotidiano…  Por isso, no episódio da série UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA, vamos apresentar o trabalho e o pensamento de uma figura interessantíssima:  Mário Schemberg. Ele foi um cientista brasileiro que se dedicava aos estudos da Física teórica e da Astrofísica. Pois é, se você já estava começando a ficar interessado na ciência e tecnologia com o programa de robótica, imagine quanto podemos aprender, pesquisar e descobrir, por exemplo, no campo da Física?? Foi com essa enorme curiosidade que Márcio Schemberg se empenhou em suas pesquisas. Olhando para o céu ele ficou intrigado com o processo de explosão das supernovas e conseguiu explicar seu mecanismo em detalhes, antecipando conhecimentos que só seriam comprovados e aceitos pelos cientistas anos e anos depois.  Que tal pegar caderno e lápis para anotar as informações que te parecerem importantes. Caso não saiba muito ainda sobre esses assuntos, vale uma boa busca na internet para se aprofundar!

Vídeo 1: TURMA DA ROBÓTICA/Solucionando Problemas

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 24’

http://www.futuraplay.org/video/solucionando-problemas/417229/

 

Vídeo 2: UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA – MÁRIO SCHEMBERG

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 4’

http://www.futuraplay.org/video/mario-schenberg/80400/

 

 

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Se você puxar pela memória, de cabeça, quantos cientistas brasileiros você consegue se lembrar? Sabe em que áreas o Brasil mais se destaca em termos de ciência e tecnologia? Conhecendo o tanto de terra e de agricultura que existem no Brasil, será que temos muitas produções científicas nesse campo do conhecimento? Ou você apostaria que somos bons mesmo em identificar doenças tropicais, descobrindo vacinas para esses males?

Então: você se interessa por temas científicos? Já viu vídeos no Youtube sobre esses temas? Acha que dá pra aprender sobre ciência e tecnologia e ao mesmo tempo se divertir?

Se você fosse um youtuber com um canal dedicado à ciência e tecnologia, sobre que temas você falaria? Será que a robótica seria um desses temas? Você seria um(a) comunicador (a) mais para o lado do humor, ou traria informações mais técnicas, de maneira formal? Qual seria a duração média dos seus vídeos? Usaria animações, trilha sonora? Quem você acha que poderia ser seu público?