Habilidades BNCC

  • EF69LP44
    Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
Roteiro do Vídeo

Hoje, você vai assistir a um vídeo que conta a história de Maria, uma atriz e cantora do grupo de teatro de bonecos chamado “Carroça de Mamulengos”. E esse grupo tem uma curiosidade: ele é formado por todas as pessoas da família de Maria: pai, mãe, irmãos e até a filha dela, que tem apenas dois anos.

Você conhece algum teatro de bonecos? Você sabe como ele é feito?  Já assistiu a algum espetáculo desse tipo? Você sabe o que quer dizer mamulengo?

Que tal descobrir um pouco da história dessa atriz e, ainda, aprender sobre essa arte milenar do teatro de bonecos, que encanta e diverte as pessoas por onde passa?

Durante o vídeo, tente descobrir, afinal, tudo o que essa companhia faz em seus espetáculos! Eles só trabalham com os bonecos? O que para essa família é arte?

Vídeo 1: Minha Rua: Temp. 2015 | Ep. 2 Maria Gomide/MG

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 27’

http://www.futuraplay.org/video/maria-gomidemg/59732/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Quais outras manifestações artísticas e culturais você conhece que representam a cultura brasileira? No lugar onde você mora há alguma manifestação que seja típica dessa região? Qual? Como ela se caracteriza?

Ao assistir ao vídeo sobre a companhia Carroça de Mamulengos, você viu que os bonecos são centrais nos espetáculos da trupe. Que tal convidar seus amigos para confeccionar alguns bonecos e montar um pequeno espetáculo? Lembre-se: vocês também vão ter de escrever uma história que será contada pelos personagens bonecos! Topa o desafio?

Como saber se a atividade está correta?

O Carroça de Mamulengos é um grupo de teatro itinerante, que viaja por todo o Brasil, levando seus espetáculos, que valoriza a arte e a cultura do país. O fundador do grupo, Carlos Gomide, juntamente com sua esposa Schirley, ao mesmo tempo em que foram construindo uma arte completa, com a dança, a música, o canto, os bonecos e os elementos circenses, foram também criando seus filhos e os educando na estrada, em meio às apresentações. Para eles, arte é cultura e nasce dos processos de vida, que traduz o que eles sentem, pensam, vivem. O teatro de bonecos e as apresentações circenses da Companhia Carroça de Mamulengos acontecem em nos espaços públicas das pequenas e grandes cidades por onde passam, como praças, feiras, ruas, teatros e festivais. E apresentam sempre peças autorais; isto é, criadas pelo grupo!

Os mamulengos, por exemplo, são um tipo de fantoche típico do nordeste considerados patrimônio cultural brasileiro e fazem parte do Teatro de Bonecos Popular. Mas, há muitas outras manifestações artísticas no Brasil, como as festas de bumba meu boi, maracatu, carnaval entre muitas outras.

A produção dos mamulengos é uma atividade aberta. Para confeccionar os bonecos, você e seus amigos vão precisar de retalhos, botões, linha, agulha e tesoura. E papel para desenhar os bonecos antes de cortar o tecido. Assim, definem as formas e os tamanhos desses bonecos e também suas principais características.  E para escrever a história que as personagens-bonecos vão encenar, será preciso papel e caneta ou lápis. Depois de tudo pronto, decidam quem será responsável por cada personagem e montem o teatro!! Boa brincadeira!!