Voltar

Habilidades BNCC

  • EF09CI13
    Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Roteiro do Vídeo

Hoje, veremos um vídeo sobre insetos! Você sabia que os insetos são as formas de vida mais diversas que encontramos em nosso planeta? Já foram catalogadas mais de 700 mil espécies diferentes de insetos. Repare quantos seres diferentes aparecem na abertura do programa e quantos interagem com as lagartas e com as aranhas d’água.

No segundo vídeo, daremos atenção à biotecnologia, e como produtos podem ser feitos a partir de seres vivos ou interagirem com eles. Observe quantas formas de seres vivos são mencionadas ao longo do programa.

 

 

Vídeo 1: Insetos: lagartas e hemípteros (Vizinhos selvagens)

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 5′

http://www.futuraplay.org/video/insetos-lagartas-e-hemipteros/424189/

 

Vídeo 2: Visto.Bio e Acessórios em Bioplástico (Conexão Maker)

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 26′

http://www.futuraplay.org/video/vistobio-e-acessorios-em-bioplastico/502197/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Quais seres vivos existem em sua residência? Observe o local em que você mora, anote todos os seres vivos que você encontrar e os classifique em formas de vida.

Como funciona o spray Visto.bio? Qual forma de ser vivo é mencionada?

Agora é sua vez! Pense em um bioproduto: escolha algum produto que seja feito de plástico e pense como ele pode ser substituído por um material feito a partir de seres vivos. Mas, atenção: essa substituição deve ser feita sem causar nenhum dano à biodiversidade!!

Como saber se a atividade está correta?

Muitos seres vivos habitam a sua casa! Você pode ter contabilizados os seres humanos e alguns animais domésticos como gatos e cachorros. Pode também existir plantas ornamentais, além das frutas e legumes que devem estar na cozinha, além de diversos insetos, como formigas e mosquitos. Apesar de não vermos, existem microrganismos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e ácaros.

O spray é um produto que protege as roupas ao repelir as bactérias presentes no suor. Esse produto reduz o impacto ambiental por conta da economia de água na lavagem.

A proposta é aberta e você pode ter pensando em várias alternativas. O importante é não utilizar material não renovável. No vídeo falou-se muito em bio-plástico, um tipo de plástico que não é feito a partir do petróleo, mas que é substituído por fontes renováveis de biomassa, como óleos e gorduras vegetais.