A necessidade de contar objetos fez parte do desenvolvimento e da história humana. Há muitos anos atrás, o homem sentiu a necessidade de contar, por exemplo, quantas ovelhas tinham em seu rebanho para saber se alguma havia fugido após levar todas para pastar. Depois de um tempo, isso deu origem à operações matemáticas como a adição e a subtração.
Essas operações são importantes quando queremos juntar ou retirar valores de uma determinada quantidade. Por exemplo, se Pedro tem 12 figurinhas e ganha mais 7, usamos a adição para somar 12 com 7 e concluirmos que o total de figurinhas de Pedro será 19. Mas se Pedro tem 12 figurinhas e perde 7, usamos a subtração para calcularmos o total de figurinhas fazendo 12 menos 7, que é igual a 5.
Nos vídeos de hoje você irá aprender estratégias para realizar esses cálculos mentalmente ou com mais facilidade, de modo que poderá aplicar em seu dia-a-dia quando necessitar.
Assista os vídeos com atenção, eles serão importantes para que você consiga realizar a atividade que virá em seguida! Pegue seu material para realizar anotações e fique atento para os vídeos e para os conceitos mostrados neles. Boa aula!
Vídeo 1: Somando “de cabeça” – Matemática – Ens. Fund. – Telecurso
Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho
Duração: 14’28’’
Vídeo 2: Soma por meio da formação de um grupo de 10
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 2’47’’
Vídeo 3: Estratégias para somar números de 2 algarismos
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 3’03’’
Vídeo 4: Soma com reagrupamento
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 4’08’’
Vídeo 5: Como fazer subtrações de cabeça (sem reagrupamento)
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 2’38’’
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
Você acabou de assistir a cinco vídeos que mostraram estratégias para calcular adições e subtrações com mais facilidade, utilizando inclusive o cálculo mental. A atividade de hoje consiste em um jogo que poderá ser jogado sozinho ou com gente. Para isso, você precisará de 50 pedaços iguais de papel ou papelão, por isso é importante cortá-los iguais. Além desses 50 pedaços, corte mais dois pedaços e neles escreva os símbolos de “mais” e de “menos” (EDIÇÃO: se possível, mostrar na tela do programa ou em um papel esses símbolos: “+” e “–“). Se precisar,
peça a ajuda de algum adulto que vive com você. Recorte 50 pedaços de papel e neles escreva números de 1 a 50. A regra do jogo é a seguinte: você irá sortear um dos sinais escritos para saber se a operação que irá realizar é adição ou subtração. Após isso, você deverá sortear dois números dos papéis de 1 a 50 e realizar a operação que sorteou antes.
Se você sortear o sinal de “+”, você deverá adicionar os números que sortear em seguida. Por exemplo: (mostrar o símbolo de + e os números 12 e 17) se tirar +, 12 e 17, deverá fazer 12 + 17, que é igual a 29.
Se sortear o sinal de “–“, você deverá subtrair os números que sortear em seguida, retirando o menor número do maior. Por exemplo: (mostrar o símbolo de – e os números 12 e 17) se tirar –, 12 e 17, deverá fazer 17 – 12 que é igual a 5.
Tenha cuidado ao realizar os cálculos, se necessário, para conferir, você pode usar uma calculadora. Se você jogar com mais de uma pessoa, é possível marcar 1 ponto para cada uma caso acertem as operações. Nesse caso, quem fizer 15 pontos primeiro vence a partida.
Boa atividade!
Como saber se a atividade está correta?
A atividade dada na aula de hoje consiste em realizar operações de adição e subtração por diferentes estratégias, inclusive utilizando cálculo mental. Para isso, foi proposto um jogo que envolve o sorteio de números que serão usados nas operações. Por conta disso, essa atividade não possui uma única solução correta, pois depende da operação e dos números sorteados para se obter um determinado resultado. Por isso, é fundamental estar atento a cada operação e verificar se elas foram realizadas corretamente.
Esperamos que tenha conseguido realizar a atividade com sucesso!